Transcrição Desenvolvimento da massa muscular em nutrição
A construção de massa muscular é um processo que pode ser complexo em alguns aspectos, mas a ciência por detrás dele é bastante simples. Hoje em dia dispomos de mecanismos que já foram experimentados e testados por milhões de entusiastas do fitness; é verdade que existem receitas para todo o tipo de resultados, não é a mesma coisa para um culturista profissional e para um utilizador comum que procura aumentar os seus músculos, é neste último caso que nos vamos concentrar ao longo deste guia.
A massa muscular é o volume correspondente ao músculo; quando falamos em desenvolvê-la, referimo-nos ao seu crescimento através de mecanismos que aceleram o ganho de massa muscular ao longo do tempo. De seguida, vamos apresentar-lhe a lógica deste processo e como pode implementá-lo na sua rotina regular.
O treino
A principal razão para muitas pessoas irem ao ginásio é o ganho de massa muscular, outras procuram obviamente apenas perder calorias, mas a dada altura todos nós queremos tonificar um pouco os nossos músculos e ganhar volume. Os exercícios para ganhar massa muscular não são necessariamente os melhores exercícios para queimar calorias e vice-versa.
Correr é um ótimo exercício para a nossa saúde, os exercícios de cardio em geral são altamente eficientes para perder calorias, mas quando se trata de ganhar massa muscular não são os melhores.
Os pesos seriam o mais objetivo, os exercícios de força permitem-nos apertar os nossos músculos e levá-los a condições de grande esforço para os fazer crescer e ganhar volume.
O habitual é fazer sessões de exercícios repetitivos onde aumentamos progressivamente o peso que carregamos, desta forma os nossos músculos aumentam de força e sentem a necessidade de crescer em tamanho para satisfazer a carga de pesos mais pesados.
Em tópicos posteriores iremos abordar as rotinas mais recomendadas a este respeito, mas por agora não nos vamos focar nas generalidades básicas que deve saber, uma vez que tudo não se limita apenas aos treinos como verá de seguida.
Alimentação
A alimentação é fundamental no processo de ganho de massa muscular, uma dieta equilibrada e rica em proteínas que forneça calorias suficientes para repor a energia gasta durante o exercício.
Para além disso, é preciso ter em conta que este aporte energético não deve apenas cobrir a energia gasta durante o treino, mas que o corpo vai precisar de calorias suficientes para reconstruir e aumentar o nosso tecido muscular.
Assim sendo, será necessária uma dieta hipercalórica se quisermos tirar o máximo partido das nossas sessões de treino.
Como já explicámos em tópicos anteriores, quando o corpo é submetido a sessões de treino intensas, as quantidades de calorias que normalmente ingerimos durante os períodos de maior passividade devem ser aumentadas.
Alguns treinadores utilizam o termo excedente calórico para se referirem a este fenómeno, que não é mais do que a necessidade do corpo consumir mais calorias do que o normal para aumentar o volume da nossa massa muscular.
Descanso
Quando falamos em aumentar a massa muscular através de treinos intensos, não podemos descurar a importânc
massa muscular