Transcrição Dietas populares
Chegámos a este ponto depois de termos desmistificado muitos aspectos relacionados com as dietas. Analisámos vários factores que todos os principiantes devem conhecer antes de se lançarem numa determinada dieta, para que, quando chegar a altura, o façam com a preparação necessária para maximizar os resultados esperados.
Dito isto, pode ser difícil selecionar uma dieta quando se está a navegar por tanta informação. Cada especialista vender-lhe-á a sua experiência e esta pode ser enviesada pelas caraterísticas biológicas de cada organismo, sem ter em conta as particularidades que cada principiante apresenta.
Quando procuramos uma dieta, devemos concentrar-nos nos objectivos que ela nos oferece, existem muitas maneiras de reduzir a gordura corporal e é necessário que escolha a que melhor se adapta às suas necessidades. Os testemunhos felizes não são suficientes, porque as caraterísticas e a dieta a que se submeteram aqueles que dão as suas experiências não têm necessariamente de ser as suas.
Dito isto, a primeira coisa a fazer é ser realista. Depois há que pensar nas condições que temos à nossa volta, o ambiente é favorável? Talvez uma dieta menos eficaz, ou menos rápida, possa ser a melhor para começar, porque pode ser a correta para começar sem tanta resistência e para o aproximar de um regime de vida que muitas vezes é difícil no início.
Assim, a nossa recomendação é que faça algumas perguntas a si próprio antes de escolher a sua dieta para ver se esta se adapta às suas necessidades
Qual é o seu orçamento?
Esta questão é muitas vezes ignorada, mas é lógico que há dietas mais e menos dispendiosas de manter. Pode acontecer que ao iniciar uma dieta, a mudança de regime alimentar favoreça o seu bolso, mas em muitas ocasiões isso não acontece, mas quando aumenta a qualidade de certos alimentos ou os combina com outros planos e sessões de treino, isso pode significar um aumento das suas despesas e, portanto, um aspeto que deve avaliar antes de iniciar a dieta.
Qual é a sua flexibilidade?
Acha que consegue mudar o que come de um dia para o outro?
Estas são perguntas muito importantes, porque como é que vai fazer uma dieta de vegetais se nem sequer consegue ver os vegetais? É preciso ter em conta os alimentos que se pode tolerar a longo prazo, não pode ser um sacrifício comer o que a dieta indica, porque isso pode levar a duas coisas: ou se abandona a dieta ou se come mal porque não se come certos alimentos.
Que actividades físicas vai combinar com a dieta?
Há dietas para pessoas preguiçosas e outras destinadas a pessoas mais activas. Como sabe, recomendamos sempre que associe a sua dieta à atividade física.
Quanto menos atividade física estiver disposta a fazer, mais intensa deve ser a dieta. No entanto, é sabido que algumas pessoas preferem uma dieta muito mais intensa, desde que não ponham os pés num ginásio. A decisão final sobre a forma como quer perder peso é sua, mas é nosso dever alertá-lo para o facto de que os benefícios do exercício físico não se resumem à perda de peso, e que nenhuma dieta os pode proporcionar.
É sustentável a longo prazo?
As dietas são um modo de vida. Não vai conseguir nada com uma dieta de uma semana, por isso não se iluda, não basta que a consiga cumprir durante três dias, pense se se adapta a viver assim, se a resposta for não, nem tente.
A sustentabilidade é a chave para a obtenção de resultados tangíveis, e o simples facto de ter de abandonar uma dieta porque já não a consegue cumprir é um resultado frustrante que normalmente se arrasta para a sua próxima tentativa de dieta. É por isso que dissemos anteriormente que, por vezes, uma dieta menos inten
dietas populares