Transcrição O Indicador do Pescoço e da Nuca (Estresse)
A razão fisiológica (redução do stress)
Uma das zonas do corpo que mais revela insegurança e preocupação é o pescoço. Tocar ou massajar o pescoço quase nunca é um bom sinal.
Geralmente indica sentimentos negativos como aborrecimento, raiva, frustração ou intimidação.
Há uma razão fisiológica para isso: no pescoço encontram-se terminações nervosas que, quando estimuladas (massajadas), ajudam a reduzir o nível de stress, a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
Portanto, quando alguém massageia o pescoço, está a tentar acalmar-se ativamente de um sentimento negativo.
Variações do gesto (massagem, beliscão, ventilação)
Este gesto de tocar o pescoço pode assumir várias formas.
Pode ser uma massagem direta na nuca, beliscar ou puxar a pele do pescoço (um gesto que costuma ser mais brusco nos homens do que nas mulheres) ou ventilar o pescoço puxando a gola da camisa ou camiseta.
Coçar ou massajar a nuca enquanto se olha para baixo é um indicador particularmente forte de um sentimento negativo ou mesmo de uma possível mentira, especialmente se for acompanhado por uma expressão facial triste.
A palmada na nuca (incómodo)
Às vezes, o gesto começa com uma leve palmada ou batida na parte de trás do pescoço antes de começar a massagem. Este é um indicador muito específico de incómodo.
Por exemplo, se fizer um comentário a um colega sobre um erro que cometeu num relatório e essa pessoa primeiro der uma palmada na nuca e depois começar a massajá-la, isso indica claramente que não está contente com o seu comentário.
É uma forma implícita de dizer «estás a incomodar-me» ou «és um chato».
Eles podem dizer verbalmente algo como «Ai! Eu deveria ter verificado», mas o gesto não verbal comunica o seu verdadeiro aborrecimento.
Tocar no cabelo e morder os lábios
Outros gestos comuns de nervosismo incluem tocar repetidamente no cabelo, ajustar os óculos quando não é necessário, morder os lábios ou o interior das bochechas.
Todos esses movimentos repetitivos e nervosos servem como uma válvula de escape para a tensão acumulada.
Esfregar as pernas ou as mãos
Esfregar as mãos uma na outra (não as palmas em sinal de expectativa, mas uma fricção mais nervosa, quase como se estivesse «lavando-as») é um acalmador que denota tensão ou preocupação.
Da mesma forma, algumas pessoas esfregam as mãos (muitas vezes suadas) nas coxas, às vezes de forma tão repetitiva que parece um gesto estranho.
Este gesto, tal como esfregar um braço, é uma tentativa de se acalmar através do toque.
Nas mulheres, esfregar as coxas pode ter uma conotação dupla: pode ser nervosismo ou, num contexto de flerte, pode ser um sinal de excitação sexual.
Resumo
Uma das zonas do corpo que mais revela insegurança e preocupação é o pescoço. Tocar ou massajar o pescoço quase nunca é um bom sinal.
Há uma razão fisiológica para isso: no pescoço encontram-se terminações nervosas que, quando estimuladas, ajudam a reduzir o nível de stress.
Este gesto pode assumir várias formas: uma massagem direta na nuca, beliscar a pele do pescoço ou ventilar-se puxando a gola da camisa.
o indicador do pescoco e da nuca estresse