Transcrição A confiança como eixo das relações
A confiança é a moeda de troca fundamental em qualquer relação.
Para ganhar a confiança de alguém, é crucial que as ações estejam alinhadas com as palavras.
Uma pessoa confiável é aquela cujas ações não contradizem o que diz.
Por outro lado, a inconsistência, como quando alguém se diz ambicioso, mas não age de forma diligente, destrói a credibilidade.
Com o tempo, a falta de coerência entre o que se promete e o que se faz corrói a fé em uma pessoa, seja no âmbito pessoal ou profissional.
A confiança como moeda de troca
A confiança é a principal moeda da nossa relação, por assim dizer. Os nossos comportamentos são complexos em si mesmos.
Para nós, ao tentar interpretar tudo o que estamos a fazer, introduzimos a fala para simplificar o processo de confiar uns nos outros.
Quando conhece alguém, confia apenas no que lhe dizem ou investiga como agem? Bem, na verdade, tenta fazer as duas coisas.
A maneira de ganhar a confiança de alguém é agir de forma que você possa dizer a verdade sobre como age. O que você esconde reflete o que poderia torná-lo pouco confiável.
A menos que seja um mentiroso compulsivo, confiarei em si quando me disser como se comporta e se esses comportamentos estão alinhados com o que me diz.
A coerência como pilar da confiança
Nas suas relações sociais ou amorosas, confiará em alguém quando não houver discrepância entre o que a pessoa lhe diz e como se comporta.
Por exemplo, se alguém que conheceu lhe disser que é ambicioso, mas tudo o que faz é ficar o dia inteiro a ver televisão, rapidamente perceberá que não é muito confiável.
Se o teu parceiro diz que sente algo que fez que foi prejudicial para a tua relação, mas mesmo assim continua com os mesmos comportamentos, então deves perceber que não são tanto as palavras tranquilizadoras, os «desculpa», o que queres ouvir que importam com o tempo. É a forma como se comportam.
Porque, no final das contas, agimos de acordo com o que acreditamos e alguns de nós acreditamos que mentiras piedosas são aceitáveis e que ainda podemos fazer o que quisermos, independentemente das circunstâncias, porque há uma recompensa por esses comportamentos que é mais importante do que o próprio relacionamento, o que eventualmente deve levá-lo a desconfiar dessas pessoas.
A falta de coerência e os seus efeitos
Mas nem sempre é tão fácil, porque podemos idealizar a pessoa com quem estamos a sair, por exemplo.
Bem, nós amamo-las e esperamos que elas correspondam ao que dizem ser, mas eventualmente acabamos por ficar desapontados com o tempo.
E isso é algo que pode levar as pessoas a se separarem.
Da mesma forma, no local de trabalho, não lhe confiarão simplesmente pelas suas credenciais ou pelo que diz que pode fazer.
O que importa é se você é capaz de cumprir o que diz que pode entregar.
Trata-se das vezes em que não vai dar desculpas para não ter conseguido preparar aquela apresentação que tinha de estar pronta um dia antes.
Portanto, ser digno de confiança leva tempo porque há outro elemento que entra em jogo, que é a consistência.
Se, com o tempo, você for capaz de se comportar repetidamente da maneira que diz que se comporta, então poderei confiar gradualmente em você.
Portanto, não deve surpreender-te que não sejas tão ingênuo e confies nos outros imediatamente, mas sim que compares o que eles dizem e fazem ao longo do tempo.
E esse processo é realmente a única maneira de aprofundar os seus relacionamentos. Caso contrário, será apenas uma fachada.
Resumo
A confiança é a moeda fundamental em qualquer relação. Para ganhá-la, as ações devem estar alinhadas com as palavras. A inconsistência entre o que se diz e o que se faz destrói a credibilidade e a fé em uma pessoa com o tempo.
A confiança é conquistada com o tempo e a consistência. É um processo em que as ações são comparadas com as palavras para verificar a confiabilidade. Sem coerência, os relacionamentos são uma fachada e a falta de sinceridade pode esconder agendas egoístas.
A honestidade é o pilar de um relacionamento. Comprometer a verdade para agradar aos outros é uma forma de autoengano que pode levar a uma traição irreparável. Relacionamentos saudáveis são construídos sobre uma base de verdade que permite expectativas razoáveis.
a confianca como eixo das relacoes