logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Visão da vida

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Visão da vida


Para progredir é preciso ter uma direção. Para ter uma direção a médio e longo prazo, nada melhor do que desenvolver a sua própria visão da vida. O que quer para si.

Em primeiro lugar, é preciso ser capaz de visualizar essa imagem de quem se quer ser e para onde se quer ir, seja daqui a 5, 10 ou mais anos. Mas se quiser ser bem sucedido, tem de ser uma visão realista e significativa. Razoável e suficientemente pormenorizada para ser um guia útil e para o manter concentrado.

A visão, de acordo com o dicionário, também se refere à capacidade de compreender as coisas com exatidão, de modo a que seja possível prever alguns acontecimentos e tomar as decisões certas. Por isso, temos de começar por avaliar o presente e prevenir as suas consequências.

Sem visão, podemos ficar presos no mesmo ciclo vezes sem conta, sem realmente avançar, a menos que algo nos obrigue a sair dele. Quer se trate de um emprego que não nos interessa, de uma relação que já não funciona para nós, de um ambiente hostil e depressivo, etc.

Se não formos capazes de encontrar a nossa visão, dificilmente conseguiremos fazer mudanças significativas nas nossas vidas ou comprometermo-nos verdadeiramente com o que quer que seja.

A necessidade de mudança

Para mudar, temos de querer mudar. Assumir a responsabilidade pelos nossos problemas e pelas nossas relações. É impossível que outra pessoa o faça por nós, cada um é responsável pela sua vida, é um direito e uma obrigação. Quando uma pessoa tem consciência disto, pode começar a concentrar-se no que pode fazer para mudar a sua situação, para crescer.

Como é que posso melhorar a minha situação, como é que posso arranjar o emprego que quero, como é que posso adquirir novas competências, como é que posso ter mais liberdade, como é que posso ajudar os outros, como é que posso ajudar os outros?

É preciso decidir mudar e começar a agir imediatamente, caso contrário nada acontecerá. Mas se não estivermos convencidos dessa visão e de que nos espera algo muito melhor do que aquilo que temos atualmente, corremos o risco de voltar aos velhos hábitos. A atitude é uma das primeiras coisas que precisamos de mudar quando se trata de mudar as nossas vidas.

Uma forma de sabermos que precisamos de mudar é através de uma avaliação interna que nos leva a questionar se estamos a fazer o que está certo, se os nossos hábitos nos estão a ajudar ou a prejudicar. Se as nossas emoções estão fora de controlo, por exemplo, se nos sentimos mal há algum tempo.

Devemos começar por avaliar o nosso papel nestas situações, assumir a responsabilidade por não conseguirmos o que queremos é o primeiro passo para recuperar o controlo. Só então podemos seguir em frente.

Encontre a sua visão de vida

Está satisfeito com o seu atual objetivo de vida, sente-se motivado, conhece as suas aspirações, o que o apaixona? Todas estas perguntas colocá-lo-ão em posição de criar a sua visão. Exponha-a da forma mais clara possível.

A visão não é mais do que o seu objetivo de vida, explicitando o que pretende alcançar. Para isso, tem de se definir a si próprio, os seus pontos fortes e fracos. Como se vê a si próprio, o que gostaria de mudar em cada área. Também tem de ser claro sobre os seus valores fundamentais e qual é a sua prioridade. Isto permitir-lhe-á alinhar todos os aspectos da sua identidade. Esta é a melhor forma de inspirar confiança nos outros, pois eles verão uma correspondência entre o que faz e o que diz.

O papel do coach na visão do cliente

O papel do coach é facilitar a mudança, mas o coach não é de modo algum responsável por provocar a mudança. Esta é uma decisão pessoal. Um coach deve ter cuidado para não criar dependência nos clientes. O trabalho tem de ser feito pelos clientes.

O coach conhece o processo e as técnicas necessárias para os orientar, mas o melhor que pode fazer pelos seus clientes é ensiná-los a aprender, a criar os seus próprios processos e a dar-lhes as ferramentas para enfrentarem os desafios futuros. Se tomar as decisões por eles ou lhes disser exatamente o que fazer em cada situação, eles nunca descobrirão as suas capacidades nem atingirão o seu potencial. Têm de encontrar a sua própria visão da vida e aprender a assumir a responsabilidade pelo seu próprio desenvolvimento.

Um bom coach tem sempre a visão de facilitar o crescimento, a independência e a força de vontade dos seus clientes. É esse o objetivo que tem em mente, independentemente dos objectivos específicos para os quais possa ser contratado. Muitas pessoas procuram um coach de vida para as fazer sentir melhor, mas isso não depende do coach, depende delas próprias. Cada pessoa é responsável pelas suas emoções e autorregulação.

Parte do processo de capacitação é descobrir que é dono da sua vida e responsável pelas suas mudanças. A pessoa deve encontrar a sua própria visão e ver claramente em quem se quer tornar. A lição fundamental que um coach quer transmitir é que não precisa de ninguém para o salvar


visao vida

Transcrição Visão da vida



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?