logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Técnicas de PNL. Ancoragem

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Técnicas de PNL. Ancoragem


Todos nós nos sentimos ansiosos ou stressados em algum momento, especialmente se tivermos de lidar com uma situação desconfortável ou complicada ou se nos sentirmos incapazes de desempenhar uma função.

Com esta técnica de condicionamento, pode aprender a dominar a ansiedade, a ultrapassar os seus medos e a aliviar o stress. A ancoragem utiliza recursos que já possuímos, memórias de experiências passadas e as emoções que lhes estão associadas.

A ancoragem é de facto algo que acontece naturalmente. Um acontecimento produz um impacto emocional de uma certa intensidade e o cérebro liga-o a algo particular nessa cena para criar uma memória. Esta ancoragem pode ser positiva ou negativa. A repetição de uma experiência também pode remeter-nos para um estado.

Um cheiro que nos remete para a nossa infância, uma melodia que nos recorda bons momentos, uma imagem ou um som que nos transporta para um lugar. Trata-se apenas de aprender a tirar partido deste processo natural para duplicar o estado emocional de que necessita. Faça disto um mecanismo consciente. As emoções ficam à espera até serem despoletadas por esses estímulos.

O que é uma âncora e como funciona?

Uma âncora é um mecanismo que lhe permite induzir a emoção (recurso) que deseja e, assim, modificar o seu estado mental atual. Qualquer evento emocionalmente carregado pode servir de referência para criar a âncora.

A forma de convocar essa emoção quando precisamos dela é através de um gatilho sensorial externo. O gatilho pode ser qualquer coisa, um gesto, um cheiro, uma melodia, uma palavra, segurar um objeto. Associamos gradualmente o recurso ao estímulo até automatizarmos o processo e podermos evocar o estado de espírito de que necessitamos à vontade e instantaneamente.

A ancoragem facilita-nos a superação dos sentimentos que nos limitam no desempenho de uma função ou na interação com outras pessoas. Por exemplo, uma âncora de calma para uma apresentação, uma âncora de relaxamento para poder apanhar um avião, uma âncora de confiança para enfrentar uma entrevista de emprego.

Como instalar uma âncora?

É uma técnica relativamente simples que pode fazer por si próprio. Como qualquer outro hábito, é preciso praticar e seguir uma série de etapas.

É melhor memorizar as instruções de antemão para não perturbar o processo. Pode tentar fechar os olhos e colocar-se numa posição que seja confortável para si. Pode também procurar a ajuda de um especialista, pelo menos na primeira vez, para garantir o resultado.

Passos para criar uma âncora:

  • Identifique a emoção que quer sentir: Que recurso quer ancorar? O que quer sentir? Confiança, calma, alegria, segurança, etc. Pode demorar algum tempo a decidir o estado que pretende evocar.
  • Localize uma memória com essa emoção: identifique a experiência em que sentiu esse estado de espírito que quer transformar num recurso. Deve ser um episódio em que essa emoção seja predominante, por exemplo, se for calmo, a memória deve ser inundada por esse sentimento. Será esse o sentimento que vai ancorar.
  • Reviver a experiência: tentar recordar todos os pormenores. A memória pode ser dominada por imagens (o que viu), ou talvez por sons e palavras (uma conversa ou o que disse ou pensou), mas faça também um esforço para se concentrar no que sentiu em relação ao ambiente que o rodeia.
  • Crie a âncora: reúna todas as sensações que o acontecimento lhe provocou como se o estivesse a viver de novo e, quando sentir que encontrou a sensação que procurava e se sentir inundado por ela, ancore-a. Aja e associe esse estado ao gatilho que escolheu (tocar numa parte d


tecnicas ancoragem

Transcrição Técnicas de PNL. Ancoragem



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?