logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Reação ao sofrimento

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Reação ao sofrimento


A gestão das emoções e a forma como aprendemos a gerir as diferentes situações que podem gerar desconforto e sofrimento é essencial para manter uma certa estabilidade e progresso nas acções que realizamos diariamente. As coisas nem sempre correm como esperamos e nem todos somos igualmente capazes de lidar com os problemas que surgem, o que pode levar ao aparecimento de fenómenos como a depressão, a ansiedade e o stress.

Não podemos controlar as situações que não dependem de nós, mas é possível aprender a reagir a elas de uma forma mais positiva, permitindo-nos recuperar emocionalmente mais rapidamente.

Ao longo deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes que giram em torno do sentimento de sofrimento e de como aprender a reagir a ele.

Fazer uma pausa para recuperar forças

O sofrimento é um sentimento complexo de gerir, porque é acompanhado por muitos outros fenómenos emocionais que ameaçam a nossa estabilidade e progresso. O sofrimento é equiparado à dor física, mas tem origem no nosso lado emocional. O stress, a sobrecarga, a tristeza, a apatia são efeitos que dele derivam. Exigir demasiado de nós próprios em momentos em que não estamos em condições óptimas pode ser contraproducente para nos recompormos emocionalmente.

Da mesma forma que o nosso corpo precisa de tempo para sarar, a nossa mente também precisa de espaço e descanso para voltar ao seu estado normal. Se sentir que precisa, tente tirar tempo suficiente para fazer progressos na tentativa de regressar a um estado emocional estável.

Descansar sem descurar o essencial da sua vida

A recomendação anterior não deve levar-nos a pensar que descansar ou tirar um tempo para se curar significa desligar-se completamente do mundo. Quando procuramos recompor-nos, estamos a adiar as tarefas ou preocupações que perturbam o nosso bem-estar mental e que não requerem a nossa atenção imediata. Concentre-se apenas nos aspectos essenciais da sua vida, aqueles que não pode negligenciar. Isto ajudá-lo-á a poupar energia e a concentrar a sua atenção nas coisas que são verdadeiramente importantes.

Negligenciar estes aspectos essenciais, porque não lhe apetece lidar com eles, seria prejudicial para o seu estado emocional a longo prazo, pois resultaria no aparecimento de novos problemas e, consequentemente, na acumulação de mais stress.

Não se sinta mal com o seu estado emocional

Muitas pessoas chegam a sentir-se culpadas por não conseguirem recompor o seu estado emocional, enquanto a tristeza predomina e não se conseguem animar, pensam que são culpadas pelo que sentem. Isso geralmente acaba por aumentar ainda mais a pressão, causando efeitos negativos. Não é preciso sentir-se mal pelo seu estado emocional, tal como não é preciso sentir-se mal por ter um braço dorido devido a um golpe.

Se é verdade que devemos fazer a nossa parte para contrariar a dor e não nos vitimizarmos demasiado, é preciso aprender a cuidar de si e a zelar também pelos seus próprios interesses. Se o seu estado de espírito é mau, talvez tenha de o aceitar tal como é, enquanto o seu cérebro adquire a força para se adaptar à realidade e assimilar as feridas que recebeu.

A cura emocional é uma mistura de tempo, de envolvimento da nossa parte, de aceitação e de repouso. Quanto mais experiências negativas tivermos, mais preparados estaremos para reagir a situações futuras que nos possam causar sofrimento.


sofrimento reacao

Transcrição Reação ao sofrimento



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?