Transcrição O stress da rotina
Quase toda a gente conhece alguém que repete com frequência a frase: "Estou stressado", dando a entender que não se sente num estado ótimo de bem-estar, e depois de tanto ouvir e repetir, há uma tendência para minimizar o que realmente significa, ignorando o sinal de alerta que o nosso corpo, através de vários sintomas, nos está a fazer, para que revejamos a nossa forma de agir e assim evitar males maiores, pois quando nos envolvemos na rotina diária para dar resposta às exigências que a vida moderna exige, ignoramos um dos maiores recursos que temos: A saúde, entendida como um todo indissolúvel, mente e corpo sãos, para desfrutarmos de uma qualidade de vida que nos permita conquistar nossos sonhos mais elevados.
O que nos causa stress?
As pessoas escondem a sua frustração ou desconforto por terem de assumir obrigações de diferentes tipos; de facto, para alguns isto é considerado um sinal de maturidade, considerando normal sentir-se sobrecarregado e enfraquecido pela multiplicidade de tarefas, sem saber que este congestionamento interior funciona como uma bomba-relógio que, quando explode, traz resultados terríveis.
O life coach sabe que a origem do stress está na resposta do indivíduo a uma situação que o oprime, frustrando-o e gerando emoções negativas.
Essas emoções negativas que provocam comportamentos inadequados na pessoa acabam por causar esgotamento físico e mental, pressão alta, sudorese, respiração agitada, arritmia cardíaca, tremores, enfraquecimento do sistema imunológico, entre outras manifestações que prejudicam a saúde.
Desde as primeiras sessões de trabalho com o cliente, o coach leva-o a analisar detalhadamente a sua realidade atual de vida, a descobrir que aspectos da sua realidade o estão a afetar e a desenhar uma estratégia personalizada que o ajude a mudar.
Aprender a gerir o stress
Desde o início das sessões de trabalho, o coach convida o cliente a praticar técnicas de relaxamento simples mas eficazes que conduzem a um estado de calma e, a partir daí, a aprender a gerir as suas emoções, pois são estas que o levam a responder negativamente aos estímulos e às situações que vêm do exterior.
Treinar o cliente para se libertar do stress é uma tarefa importante para o coach que, passo a passo, o leva a compreender a sequência em que este processo é criado e que começa com as ideias que se formam na sua mente numa determinada situação.
Quando compreende que as suas ideias geram emoções negativas que são responsáveis pelo seu comportamento, o cliente está em condições de aceitar que só ele é responsável pelo controlo das suas ideias, que nem sempre têm uma base real, mas são interpretações do que vê na realidade. Cabe-lhe então decidir se quer dominar a sua mente ou deixar que aconteça o contrário; pois, como salientam os académicos, podemos mudar de ambiente, de emprego ou de parceiro, mas nunca podemos fugir da nossa mente.
Desenvolvimento pessoal sem stress
O coaching profissional traz grandes benefícios para as pessoas que sofrem de stress, porque um cliente treinado que decida assumir o controlo das suas emoções será mais capaz de enfrentar novos desafios no seu processo de desenvolvimento pessoal.
Um coach experiente, ao trabalhar com o seu cliente, partilha com ele diferentes técnicas e verifica qual delas é a mais adequada para a pessoa que está a orientar, conseguindo uma maior eficácia e reduzindo o tempo durante o processo, para que a pessoa possa estudar as suas prioridades e decidir quais as que n�
rotina stress