Transcrição Sistemas de linguagem e de representação
Para a Programação Neurolinguística (PNL) é essencial melhorar a capacidade de comunicação. É o seu principal meio para modificar a perceção da experiência e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Saber como o cérebro funciona quando comunicamos é um dos objectivos da PNL. Uma das formas utilizadas é identificar padrões de linguagem quando nos expressamos.
O que é um sistema de representação em PNL?
As principais formas de percebermos o que nos rodeia são visuais, auditivas e cinestésicas, o que inclui o paladar, o olfato e o tato. Estes seriam os sistemas de representação.
Estes sistemas são esquemas que cada indivíduo utiliza para interagir com a realidade. Mostram-nos como as pessoas recebem a informação (percepcionam-na), como a processam (representam-na), como respondem aos estímulos (exprimem-se) e interagem com o seu ambiente e com os outros (comunicam).
Estes sistemas coexistem na pessoa, mas normalmente predomina um sistema, nalguns casos até dois, tanto para receber como para comunicar. Esta será a forma como a pessoa interpretará a realidade.
Os sistemas de representação
Cada sistema tem os seus próprios códigos e chaves. Isto pode ser uma parte da explicação para o facto de, por vezes, ser tão difícil comunicar com alguém. Se utilizarem sistemas diferentes, a comunicação não será fácil. É útil ser capaz de se adaptar ao sistema predominante do interlocutor.
Tivemos o cuidado de fazer com que cada profissão, sector ou ambiente em que dividimos o mundo tenha a sua própria linguagem normalizada para facilitar a compreensão entre os seus membros. Mesmo assim, são frequentes as falhas de comunicação. Mas numa conversa normal ou informal temos apenas os nossos filtros pessoais e cada um pode estar literalmente no seu próprio mundo.
Para além das convenções sociais e das identidades culturais, estes sistemas de representação ajudam-nos a compreender melhor os outros, pois aproximam-nos da forma como eles vêem o mundo. Para que a nossa mensagem seja transmitida de forma eficaz, temos por vezes de nos adaptar ao nosso interlocutor. Conhecer estes esquemas facilita-nos essa tarefa.
Vamos descrever aqui os três sistemas e as suas principais caraterísticas. Sistema de representação visual: as pessoas em que predomina o visual recebem, interpretam e emitem informações a partir de imagens. Este é o principal elemento para recordar acontecimentos. Podem absorver e recordar muitos pormenores. Preocupam-se com a aparência de si próprios e do que os rodeia.
São muito gráficos quando falam. Podem saltar de uma ideia para outra quando se exprimem e podem ser difíceis de seguir, baseando-se em gestos e num tom elevado. Apesar disso, comunicam fluentemente a um ritmo bastante rápido.
Quando estão a aprender a sua estratégia, também se baseiam frequentemente em elementos visuais. Mesmo quando tomam notas, são orientados para os pormenores. É mais fácil para eles compreender, resumir e explicar com imagens, infografias, ilustrações, diagramas, etc.
Para facilitar a comunicação, utilize códigos que sejam fáceis de compreender, como por exemplo, "veja à minha maneira", "estou a ver que não gosta", "deixe-me mostrar-lhe o que estou a dizer", "estou a ver claramente". Preencha a sua mensagem com alusões visuais e descritivas. Pode também imitar a sua linguagem corporal, gesticulando mais. Certifique-se de que é visto.
Sistema de representação auditiva: as pessoas que são predominantemente auditivas recebem, interpretam e emitem informações mais facilmente a partir de sons. Este é o elemento principal quando se trata de recordar. O que ouviram, o que foi dito, o que os outros disseram.
São bons a interpretar o significado do que ouvem através do tom e das inflexões da voz, aspectos que podem passar despercebidos ou ser mal interpretados pelos outros. Procuram conversar com os outros, o que os motiva. O seu estilo é mais regular e completo, desenvolvendo cada ideia antes de passar à seguinte, sem saltar nada. Tudo está bem ligado e em sequência. Num ritmo lento.
Quando aprendem, fazem-no ouvindo atentamente, falando e repetindo em voz alta. Demoram a ler, gostam de aprofundar o que lhes é dito. Além disso, contam muitas vezes histórias, anedotas e reforçam a mensagem com efeitos sonoros.
Para facilitar a comunicação, utilize códigos fáceis de compreender, tais como: não vamos discutir, não percebo o que está a dizer, parece ótimo, fale-me sobre isso. Meça as suas palavras e certifique-se de que o seu discurso é claro e ordenado. Não fal
representacao sistemas linguisticos