logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Aprender a reagir a situações complexas.

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Aprender a reagir a situações complexas.


A profissão de life coaching exige uma atitude versátil face ao aparecimento de circunstâncias complexas e díspares que podem ameaçar a eficácia das nossas sessões. Dito isto, o coach é um profissional que não se pode conformar com uma visão e um pensamento estáticos, mas deve saber equilibrar as estratégias e as acções a desenvolver, conforme a situação o exija. Existem diferentes métodos que podem ser aplicados para alcançar a flexibilidade acima mencionada.

Ao longo deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes da necessidade de aprender a reagir a circunstâncias complexas que ameaçam o nosso desempenho na satisfação das necessidades dos nossos clientes.

Desenvolver estratégias de apoio

Um erro muito comum quando se propõem estratégias para resolver os problemas apresentados pelos clientes é assumir que só precisamos de uma série de acções concretas e que o resultado já está garantido. Por muito claro que pareça o problema com que estamos a lidar, temos de considerar a possibilidade de surgirem novos factores externos que possam comprometer a eficácia das estratégias que propusemos. Considerar estes factores ajudar-nos-á a desenvolver estratégias de apoio que podem ser utilizadas nos casos em que as nossas estratégias principais não estão a funcionar tão bem como esperávamos.

As estratégias de apoio podem ser tantas quantos os factores externos possíveis que possamos identificar. Quanto mais pudermos cobrir as circunstâncias complexas que podem surgir, mais rapidamente poderemos reagir a elas.

É preciso ter uma mentalidade flexível

Ter uma mentalidade flexível implica desapegar-se de soluções fixas e imutáveis. Por muito bem elaboradas que tenham sido as estratégias que propuseram aos vossos clientes, se a situação se alterar e o justificar, não hesitem em adaptar completamente as vossas estratégias a novas soluções que se adaptem aos factos actuais. A flexibilidade com que nos conseguimos adaptar aos novos acontecimentos é uma das competências mais importantes a desenvolver por todos os coaches.

Não deixe que as emoções interfiram na sua visão dos factos, use sempre o bom senso e a razão para tomar decisões precisas, é normal que tenha dificuldade em descartar as suas propostas depois de ter trabalhado arduamente na sua elaboração, pense que é pior continuar com algo que não terá efeitos positivos para o seu cliente e que pode ter repercussões no atraso das soluções dos problemas apresentados.

Monitorizar rigorosamente as suas estratégias

Assim que começar a implementar as suas estratégias e acções para resolver os problemas do seu cliente, tente manter um acompanhamento rigoroso de cada uma delas. Isto permitir-lhe-á aperceber-se atempadamente de que não estão de acordo com a atualidade, de modo a poder reagir rapidamente para as adaptar às novas necessidades que surgiram.

Monitorizar as suas estratégias significa medir a sua eficácia para ver se estão a funcionar como pretendido. Se conseguir detetar problemas precocemente, é muito provável que possa reformular as suas acções e poupar tempo no desenvolvimento de novas ideias.

É importante que mantenha sempre uma boa comunicação com os seus clientes, uma vez que todo o seu trabalho tem como objetivo ter impacto na vida pessoal, profissional e espiritual dos seus clientes.

São os clientes que mais rapidamente o podem alertar para a necessidade de agir para corrigir uma ação que não está a ter o comportamento esperado.


reacao situacoes complexo

Transcrição Aprender a reagir a situações complexas.



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?