Transcrição Objetivo do coaching de vida
O coaching de vida é uma tarefa que desempenha um papel muito importante no desenvolvimento pessoal, profissional e espiritual de muitas pessoas, que recorrem aos serviços do coach para satisfazer necessidades e resolver problemas que excedem as suas capacidades e que devem ser enfrentados a partir da experiência e da visão de outros que percorreram este caminho com resultados efectivos e comprovados.
Este guia será dedicado a delinear alguns dos elementos fundamentais que giram em torno do objetivo do coaching de vida e do papel que este desempenha na sociedade.
Orientação e aconselhamento
Um coach de vida, enquanto coach, acaba por desempenhar um papel de orientação e de aconselhamento dos seus clientes. Ser conselheiro de alguém é uma grande responsabilidade, que deve ser assumida com honestidade, tendo em conta as capacidades pessoais e profissionais do coach. Através do coaching, o objetivo é orientar o comportamento do cliente para uma série de acções orientadas para a obtenção de um resultado positivo para o seu desenvolvimento pessoal e para a obtenção dos resultados desejados.
Ser coach não é o mesmo que ser executor, pois o executor é quem deve realizar as acções, enquanto o coach apenas fará as recomendações e sugestões a serem feitas. Dito isto, é válido distinguir que o objetivo do life coach se limita a ser o conselheiro, mas o cliente é quem deve pôr em prática os conhecimentos adquiridos para resolver as dificuldades que está a atravessar.
Apoio emocional
Um coach de vida trabalha com base na sua experiência e formação profissional, mas também desempenha outros papéis importantes para o cliente. O life coach deve saber transmitir apoio emocional aos seus clientes, sendo um pilar fundamental na recomposição do seu estado emocional. Embora o coach não seja um psicólogo, nem deva pretender sê-lo, pois isso requer estudos profissionais que estão para além das suas competências, é uma realidade que o coach, devido à relação constante que tem com problemas do mesmo género, adquire determinadas competências que lhe permitem desenvolver-se como um suporte emocional para os seus clientes.
Ser um apoio emocional para os clientes é estar ativamente envolvido na solução dos seus problemas de um ponto de vista mais experiente, transmitindo-lhes calma e elevando a sua autoestima. O apoio emocional pode vir de várias fontes e deve ser tão intenso quanto a situação o exija.
Avaliação dos danos
Todo o cliente que procura os serviços de um coach está a tentar resolver uma série de dificuldades para as quais não encontrou uma solução. A perspicácia do coach é extremamente útil para lidar com situações complexas. Para propor soluções eficazes, o primeiro passo é avaliar a situação de um ponto de vista neutro, para que seja muito mais fácil compreender a magnitude dos elementos a tratar e a gravidade dos danos recebidos pelo cliente.
Avaliar o dano é a tarefa primária mais fundamental para o desenvolvimento efetivo das sessões de coaching, sem uma avaliação prévia não é possível ditar soluções coerentes, eficazes e adaptadas às necessidades particulares do cliente. Deveríamos encará-la como o médico que, antes de prescrever um medicamento ou propor um tratamento, deve primeiro identificar a doença, verificar se o problema não tem origem noutras fontes e fazer um diagnóstico o mais exato possível.
Se a avaliação for, em princípio, incorrecta, é muito pouco provável que a solução proposta pelo coach consiga cumprir a sua função, uma vez que será influenciada por um diagnóstico errado do especialista.
proposito coaching