Transcrição Os princípios
O coaching de vida é uma tarefa de grande responsabilidade, a relação entre um coach e um coach vai para além da transmissão de informações, o coach procurará a todo o momento potenciar os seus neurónios-espelho. Como resultado do espelhamento incondicional, ele ou ela tentará imitar o coach tanto quanto possível. Isto significa que o treinador não é apenas uma fonte de informação, mas representa uma série de princípios e construções gerados e recebidos na mente do treinador.
Posto isto, consideramos de extrema importância destacar uma série de princípios chave que devemos promover nas nossas sessões de coaching, embora não sejam os únicos, são básicos e necessários para levar a cabo uma sessão bem sucedida e com bons resultados.
Honestidade
A confiança numa relação de coaching é provavelmente o atributo mais valioso que existe; não se pode esperar que o coach se aproprie do conteúdo recebido se não confiar na fonte do conteúdo. É por isso que devemos ser honestos em todos os momentos, uma pequena falha neste aspeto pode destruir completamente a relação construída entre nós dois. O coach deve ser transparente nos seus conhecimentos, não tentar lidar com aspectos que não domina ou tentar resolver problemas para os quais não foi devidamente preparado.
Empatia
A empatia é uma ferramenta valiosa quando a aplicamos nas nossas sessões. Ser empático é a capacidade de nos colocarmos no lugar do outro, o que significa que temos de nos libertar de ideias pré-concebidas e preconceitos que podem toldar a nossa razão e tentar pensar e sentir como a outra pessoa. Se formos capazes de entrar nas profundezas dos sentimentos e do estado de espírito da pessoa com quem estamos a trocar impressões, seremos capazes de moldar o desenvolvimento da sessão para um cenário em que captamos a atenção e o interesse do ouvinte, o que, no final, será o que determina se essa pessoa consegue apreender os conhecimentos recebidos.
Positividade
A positividade como valor numa sessão de coaching é a capacidade de olhar sempre para a melhor versão do futuro próximo. Isto não significa que devamos ser delirantes ou utópicos nos nossos desejos, apenas que devemos visualizar o resultado que esperamos, um resultado que seja ambicioso mas realista, alcançável a curto e médio prazo. Desta forma, podemos concentrar as nossas acções e decisões no caminho que queremos seguir, fazendo com que o nosso treinador veja quais são os nossos objectivos, de uma forma clara e precisa, transmitindo sempre a ideia de que vamos trabalhar arduamente para os alcançar.
Paixão
A paixão é aquele sentimento que nos torna obsessivos por aquilo que não sai da nossa cabeça. Trabalhar com paixão e amar o que se faz é o motor mais poderoso que o ser humano tem. Não há negócio que possa ser alcançado se não pusermos paixão no trabalho que temos de fazer para o conseguir. Quando estamos apaixonados, somos sempre capazes de dar um pouco mais, de aumentar o nosso sacrifício e de defender o que amamos.
É muito importante saber transmitir este valor, não de uma forma impositiva, mas sendo capaz de o despertar na pessoa que nos ouve, mostrando-lhe os resultados que obterá se persistir nos seus esforços, conduzindo-a ao longo da sessão de coaching em direção ao que espera alcançar e ao que está à sua espera.
Esta série de princípios pode ser muito simples de compreender mas difícil de aplicar, tente trabalhar todos os dias para que estejam mais presentes nas suas sessões, lembre-se que, como dissemos no início, um coach não é apenas uma fonte de informação, mas uma pessoa a quem o coach emprestou o seu tempo e confiança.
principios