logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Aprender com o passado

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Aprender com o passado


Embora seja verdade que o passado não deve ser um fator condicionante na tomada de decisões no nosso presente, há coisas dele que nos podem ser de grande utilidade na nossa análise e na forma como interagimos com os nossos problemas e procuramos soluções para eles.

O passado fornece-nos experiências que se traduzem em fontes de conhecimento para percebermos o que funciona e o que não funciona quando lidamos com situações semelhantes às que enfrentámos anteriormente. Não podemos ignorar tudo o que podemos aprender com o nosso passado e a importância que ele desempenha no nosso desenvolvimento pessoal.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos analisar alguns dos aspectos básicos relacionados com este tópico, para que possamos aprender sobre a importância das nossas experiências passadas para informar as nossas decisões e enfrentar os desafios actuais.

O passado não é uma garantia para os resultados do presente.

A primeira coisa importante a notar sobre esta questão é que os resultados do passado não são garantia de resultados actuais. Isto aplica-se tanto a experiências positivas como negativas. O facto de repetirmos exatamente cada um dos procedimentos realizados no passado não significa que obteremos um resultado semelhante ao que recebemos no passado. Cada circunstância apresenta uma série de particularidades subjectivas que nos impossibilitam de prever um resultado com exatidão, por mais semelhantes que sejam os factos.

Devemos notar isto porque uma das crenças mais prejudiciais sobre o passado é a de que estamos destinados a repetir um fracasso ou um sucesso só porque aconteceu no passado. Isto motiva-nos a agir de uma determinada forma e a ficar frustrados quando não vemos os resultados que desejamos. Do mesmo modo, abstemo-nos de certas acções por medo de falhar, o que é uma atitude totalmente incoerente.

Utilize as suas experiências passadas para melhorar as suas acções.

Graças às experiências passadas, podemos acumular toda uma série de informações sobre quais os elementos que funcionam melhor do que outros perante uma determinada situação. As experiências passadas, como já dissemos, não são decisivas para prever os resultados do presente, mas podem ser utilizadas para melhorar as nossas estratégias, de modo a evitar a repetição de erros e aumentar as nossas hipóteses de sucesso.

É importante acumular experiências, mesmo que não sejam positivas. Quanto mais repetirmos um processo, mais perto estaremos de o executar na perfeição. Não se deve desanimar com o fracasso, se formos capazes de aprender com cada erro, estaremos mais preparados para repetir os factos de forma satisfatória, nisto reside precisamente a superação e o desenvolvimento pessoal.

Não se atormente com os erros do passado.

Os erros do passado pertencem ao passado e respondem a uma realidade e a uma pessoa que nada tem a ver com o presente. Não é justo julgarmo-nos hoje pelos erros que cometemos no passado, o importante é termos sido capazes de os reconhecer e identificar os factores que nos levaram a realizar essas acções e, portanto, a obter esses resultados.

O vosso presente não pode ser paralisado pelo vosso passado, da mesma forma que o vosso futuro não pode ser arrastado pelos erros que cometem no presente. É claro que cada ação tem as suas consequências e que devemos ter a capacidade de lidar com elas, mas isso não significa que se deva assumir a culpa, apenas guardar as experiências e o conhecimento que isso nos dá.


passado aprendizagem

Transcrição Aprender com o passado



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?