Transcrição Porque é que um cliente precisa de um coach de vida?
O coaching de vida como serviço surge finalmente de uma necessidade prévia do mercado. O novo boom do número de profissionais formados nesta área é proporcionalmente motivado pelo aumento do número de pessoas que procuram estes serviços para satisfazer as suas necessidades pessoais. Dito isto, é importante perceber qual o papel que esta profissão desempenha na sociedade e porque é que as pessoas procuram este serviço.
Ao longo do guia que se segue, iremos abordar alguns dos pontos-chave que justificam a necessidade de um life coach.
Ajuda a lidar e a gerir as emoções
O coach é formado para trabalhar no tratamento e gestão das emoções dos seus clientes, sem ser psicólogo, um coach pode oferecer uma ajuda muito importante para aqueles que apresentam conflitos emocionais ou precisam de evacuar os problemas que os afligem e que não têm uma solução clara para eles.
Cada pessoa tem um desenvolvimento emocional independente, pelo que a capacidade de gerir as emoções pode diferir entre aqueles que precisam de ajuda externa para as situações mais complexas e aqueles que têm uma certa aptidão para manter o autocontrolo e lidar com o problema utilizando as suas próprias ferramentas. A escolha ou não de um life coach dependerá substancialmente das necessidades particulares de cada pessoa.
Ajuda na tomada de decisões e na análise de problemas
Um life coach pode ser a pessoa certa para aqueles momentos em que se tem de enfrentar problemas de grande complexidade, que dificultam substancialmente a tomada de decisões. Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, um coach não lhe vai dizer o que fazer, o coach coloca a sua experiência e conhecimentos ao serviço dos seus interesses para analisar de forma neutra cada situação específica e ajudá-lo a tomar a melhor decisão.
Neste sentido, é importante que saiba escolher um coach que tenha passado por problemas semelhantes ou relacionados com os que está a enfrentar. Um bom coach pode reduzir significativamente os esforços para resolver uma determinada situação. Por vezes, a melhor forma de resolver um conflito começa por aceitar que precisamos de ajuda, o coach é essa ajuda especializada com a qual pode contar como aliado nos seus interesses, lembrando sempre que é o maior responsável por cada decisão que toma.
Aprender a valorizarmo-nos e a descobrir as nossas potencialidades interiores
Muitas pessoas tendem a ter problemas quando se trata de se perceberem de forma realista, isto acontece naturalmente porque a nossa neutralidade quando nos julgamos será enviesada pela nossa incapacidade de reconhecer os nossos defeitos e virtudes.
Compreender quais os elementos que temos de trabalhar para construir uma melhor versão de nós próprios é fundamental para o nosso desenvolvimento pessoal.
O mesmo se aplica aos nossos pontos fortes pessoais, aqueles que devem ser valorizados, pois possuímos aptidões inatas de grande valor para enfrentar situações complexas que surgem ao longo do caminho. Estes pontos fortes ou aptidões inatas são muitas vezes difíceis de detetar, mas à medida que o coach interage com os seus clientes em cada sessão de descoberta, é capaz de penetrar no interior do cliente para fazer sobressair as qualidades acima mencionadas.
Descobrir estas forças interiores que todos nós temos vai melhorar a nossa autoestima e ajudar-nos a aprender a valorizarmo-nos de forma positiva, reconhecendo as nossas fraquezas, mas também os nossos pontos fortes. Trabalhar constantemente para melhorar os nossos pontos fracos e reforçar os nossos pontos fortes é a chave para construir uma versão melhor de nós próprios.
necessidade treinador