Transcrição Maus hábitos
Ao longo da nossa vida, interagimos com pessoas que vivem e agem de forma diferente. Não podemos deixar de nos identificar com algumas delas e, conscientemente ou não, tentamos mesmo imitá-las; outras pessoas, pelo contrário, são-nos repulsivas e é claro para nós que não queremos ser como elas.
Mas no meio da correria quotidiana em que vivemos, esquecemo-nos de que todos começámos a nossa vida como crianças, fomos caracterizados pela inocência e o ambiente em que crescemos moldou o nosso comportamento e a nossa imagem aos olhos dos outros.
Esta questão é muito mais complexa do que pode parecer à primeira vista, e é por isso que no trabalho de coaching profissional existe um espaço dedicado à orientação e acompanhamento daqueles que acabam por ficar presos nos seus maus hábitos, que os impedem de ter uma vida de qualidade.
Raramente associamos uma pessoa dependente de substâncias nocivas a um executivo de sucesso que conquista um feito atrás do outro ou a uma famosa superestrela mediática, no entanto, os seus comportamentos reflectem diferentes formas de hábitos que acabam por destruir a plenitude das suas vidas. Quer se trate da imagem de vítima ou da imagem de vencedor, estas pessoas necessitam de uma ajuda especializada para reencontrar o equilíbrio na sua vida.
Coaching para lidar com os maus hábitos.
Ao trabalhar com um cliente que procura ajuda para quebrar os maus hábitos que o prejudicam, o coach deve ter a certeza de que essa pessoa está verdadeiramente empenhada em deixar para trás essa fase da sua vida, pois esse sentido de compromisso é um recurso valioso para o capacitar no processo de alcançar o seu objetivo. Um coach experiente, para além de ganhar a confiança dos seus clientes, baseia-se em boas perguntas que visam despertar neles o desejo de rever a forma como se vêem a si próprios.
Em cada uma das sessões de descoberta pessoal, o coach leva o cliente a analisar a sua realidade até ser capaz de reconhecer a verdade que está a viver e aceitar a sua responsabilidade pelo que está a acontecer na sua vida, porque só assim a pessoa pode experimentar um forte desejo de mudança nascido nas profundezas da sua essência interior.
Processo interior.
A pessoa que assiste às sessões de desenvolvimento pessoal tem de se sentir confortável para que, a partir deste espaço de confiança mútua, possa interagir com sinceridade, conseguindo que as questões colocadas pelo coach, sejam elas gerais ou mais pessoais, possam ser respondidas a partir da verdade e, assim, avançar para a mudança que precisa de fazer nas suas crenças, substituindo, quando estiver preparada, os maus hábitos por outros que tragam verdadeiro bem-estar à sua vida.
Embora seja verdade que neste processo de mudança o cliente pode encontrar dificuldades, o life coach fornecerá as ferramentas necessárias para o ajudar a ganhar força, respeitando sempre o ritmo de cada pessoa, pois este depende da capacidade e força de vontade de cada um. Quando uma pessoa aceita a sua verdade, assume a responsabilidade por ela e se prepara para a mudança, torna-se mais forte e pode realmente avançar.
Hábitos e atitudes
Pelo contrário, quando uma pessoa, em vez de assumir uma atitude humilde e reconhecer que tem de trabalhar algum aspeto da sua realidade, é arrogante e defensiva, acaba por fechar uma porta ao seu próprio crescimento e desenvolvimento pessoal. Isto é frequente no mundo da música, onde se arruinam carreiras potencialmente bem sucedidas de jovens dotados com uma boa voz, mas que, quando são orientados a seguir uma rotina de exercícios de voz e dicção, simplesmente não aceitam.
Esta atitude arrogante leva à frustração, a uma mentalidade de vítima que culpa os outros, à autocomiseração e ao recurso a prazeres momentâneos que os fazem esquecer por um curto pe
maus habitos