Transcrição Livros que deve ler para se iniciar no coaching de vida
Em qualquer tipo de curso, um elemento favorável à formação dos alunos é a bibliografia. Se estivermos numa sala de aula, temos um professor que nos conduz diretamente o percurso progressivo da informação. A par disso, aplica-se a referência bibliográfica, fontes de conteúdos relacionados com o nosso interesse no objeto de estudo. Para qualquer curso, há sempre livros que precisamos de consultar para enriquecer as nossas noções e aprender a assimilar o que é necessário.
O elemento
Um dos livros mais relevantes para a formação em várias esferas da vida é "O Elemento" de Ken Robinson, um livro com o poder de encorajar o reforço da nossa identidade pessoal como seres humanos. O objetivo é tomar consciência do nosso potencial e das limitações que nos prendem; nas suas linhas podemos encontrar argumentos de esperança sobre várias questões pessoais. Este autor utiliza métodos de coaching como a autorreflexão através de perguntas que estimulam a criatividade e a imaginação do leitor para desenhar uma realidade diferente do nosso estado.
Teoria da personalidade
Uma das vantagens do coaching como profissão é o facto de o seu conteúdo de estudo ser muito vasto, pois abrange temas que vão desde a ontologia à economia; neste caso, trazemos-lhe um autor de grande renome, Karl Rogers, psicólogo americano que se rebelou contra uma abordagem de humanismo juntamente com Abraham Maslow, publicando a sua "Teoria da Personalidade". Na sua abordagem principal com esta teoria, tentou orientar a atenção para o cliente e não para o paciente, reconhecendo que o crescimento do próprio cliente era melhor explorado através do aconselhamento, dando a possibilidade de explorar o seu potencial para se ligar às suas próprias experiências subjectivas. Rogers também levantou conceitos que tentamos clarificar através do coaching, a fim de encontrar um equilíbrio entre a autoestima, o eu ideal e a autoimagem, tornando-se um ponto-chave para compreender de onde vimos e qual é o objetivo do nosso processo de feedback com o ambiente.
A procura de sentido pelo homem
Este é um livro muito particular escrito pelo neurologista, psiquiatra e filósofo austríaco Victor Frankl, uma excelente recomendação para quem está em busca dos seus principais objectivos na vida. Pertence ao género da narrativa pessoal e trata da capacidade de transcender as dificuldades em contextos precários. Baseia-se nas experiências reais do autor como vítima dos campos de concentração nazis. É uma referência importante para a sua época, pois contribuiu muito para promover o conceito de espiritualidade humana para além das circunstâncias da sua existência. A procura de sentido pelo homem é uma leitura interessante, pois realça o engenho do ser humano para sobreviver através do controlo das suas emoções e a ideia utópica de liberdade interior num ambiente hostil. Especialmente para um treinador, contém elementos indispensáveis para compreender como funciona o mundo real entre armas e escudos para encontrar o sentido da vida.
Mais vendidos
Supersales; Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes; foi um livro escrito pelo professor Stephen Covey, formado em administração de empresas, escritor, palestrante e consultor, uma referência importante para um Coach quando se
livros que deve ler