logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Criar lista de tarefas

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Criar lista de tarefas


Como todos os tipos de aprendizagem, para ensinar os outros, temos de aprender o funcionamento, as vantagens e as desvantagens de um determinado assunto. Temos de nos tornar eficientes nas tarefas que queremos realizar e formalizar um ritmo de trabalho. Criar uma lista de tarefas permite-nos testar a eficácia da nossa organização. Assim que a fizermos funcionar para nós, é certo que começaremos a partilhá-la com os clientes. É certo que temos uma variedade de actividades e procedimentos que consomem muito tempo e que precisam de ser cumpridos. Anotar as nossas próximas acções ou responsabilidades na vida ajudará a acompanhar o nosso progresso e a cumpri-las com maior responsabilidade.

A nossa lista de afazeres.

Procuramos uma forma de consolidar o que vamos fazer, quer se trate de uma simples tarefa ou de um objetivo sério para o nosso futuro. A lista de afazeres pode ser moldada pelas nossas intenções mas, num sentido mais objetivo, por coisas que podemos alcançar pelos nossos próprios meios. Temos em conta as tarefas importantes como orientação, bem como as tarefas urgentes que temos de resolver dentro de um determinado período de tempo. Para a lista, estabelecemos prioridades de natureza pessoal, porque a necessidade vem de nós e é para nós o sucesso que ela nos trará.

Lista e agenda.

Há sempre uma diferença de definição entre uma lista e uma agenda. A agenda é um calendário de uma sucessão de eventos marcados e a lista é um caso mais particular de descrições de agenda. Na nossa lista de afazeres, definimos as tarefas a realizar, talvez num dia inteiro, os seus horários e a sua ordem, de modo a organizar a forma como os eventos vão acontecer. Um exemplo disto pode ser as tarefas domésticas; as tarefas de limpeza duas horas do dia, ir ao mercado a meio da manhã, almoçar a horas, assistir a um evento importante à tarde a que não devemos faltar, e tempo livre à noite para estudar até à hora de descansar para o dia seguinte, onde também temos responsabilidades.

Prioridades.

É importante saber que na vida ganhamos e perdemos, tudo se comporta de forma proporcional, quanto mais ganhamos mais temos a perder. É impossível ter tudo de uma vez, por isso, para atingir alguns objectivos pode ser necessário, por vezes, abdicar de algumas coisas para obter outras. Podemos compreender esta sensação de desapego estabelecendo prioridades na nossa lista de afazeres: o que ou quanto nos vai custar obter o que queremos? Não estamos a referir-nos necessariamente ao dinheiro quando se trata de perder ou ganhar, mas às mudanças que elas trazem.

Investimento de tempo.

Os recursos a que podemos recorrer para a nossa lista de afazeres podem ser ilimitados, mas de entre estes, o único recurso que é avaliado como precioso é o tempo. Nos primeiros esforços que fazemos em direção aos nossos objectivos, temos tarefas a realizar e, para isso, temos de considerar quanto tempo será necessário para as realizar eficazmente. A primeira coisa a fazer para realizar as nossas tarefas é um investimento de tempo. Sabemos que queremos estabelecer limites para nós próprios, de


lista afazeres

Transcrição Criar lista de tarefas



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?