logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Brainstorming com os seus clientes

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Brainstorming com os seus clientes


O brainstorming é uma das ferramentas mais eficazes quando se trata de oferecer soluções criativas, em que se procura o envolvimento ativo de todos os presentes. O trabalho em equipa permite acelerar o processo de geração de possíveis respostas para os problemas a enfrentar. Esta ferramenta, bem executada, pode ser muito útil durante o desenvolvimento das suas sessões de coaching.

O coach, por si só, não pode oferecer estratégias e acções a serem executadas se estas não estiverem adaptadas ao perfil e às necessidades do cliente, razão pela qual insistimos em envolver o cliente em cada uma das soluções que são propostas durante o desenvolvimento das sessões seguintes. Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar o tema do brainstorming como um mecanismo eficaz para trabalhar com os clientes.

Como realizar o brainstorming?

A forma como o brainstorming é executado dependerá consideravelmente das capacidades e competências do coach. No entanto, é possível aplicar alguns métodos gerais, desde que não tenha desenvolvido a sua própria metodologia de brainstorming. Pode utilizar um quadro negro para tomar notas.

A ideia é que tanto o cliente como o cliente comecem a exprimir as suas ideias em voz alta, todas as ideias serão anotadas, por mais absurdas que possam parecer. Não se deve perder tempo com a qualidade das ideias ou com a adequação ao tema, o objetivo é que surja o maior número possível de ideias num período de tempo relativamente curto.

O que fazer depois de terminar o brainstorming?

Uma vez terminado o brainstorming e anotadas todas as propostas, começa a análise aprofundada. Cada ideia proposta deve ser discutida com o objetivo de a refinar ou descartar, e pode também tentar misturar duas ou mais ideias para encontrar soluções mais completas para o problema em questão.

Tenha sempre em mente que o cerne do problema gira em torno do cliente, pelo que as soluções geradas através do brainstorming devem ser adaptadas às necessidades e particularidades do cliente. Com isto em mente, dê o espaço necessário para que o seu cliente tenha total liberdade para fazer as suas propostas e para expressar a sua opinião sobre as propostas que fez.

Quanto tempo deve durar a sessão de brainstorming?

Consoante o método a aplicar, é estabelecido o tempo médio que a sessão de brainstorming deve durar. Consideramos que este deve ser curto, porque o que queremos é que as ideias surjam do subconsciente, pelo que não é necessário tanto tempo para processar os pensamentos, estes devem ser espontâneos. Quer se trate de um minuto, três minutos ou cinco minutos, o processo não deve parar até que o tempo esteja completamente esgotado, e é por isso que pode ser contraproducente estabelecer períodos de tempo muito longos.

Se a sessão tiver sido muito produtiva e se se considerar que o tempo foi demasiado curto, pode realizar-se uma segunda ronda para recolher mais ideias. Da mesma forma, se não tiverem sido geradas boas ideias durante a sessão, o brainstorming deve ser agendado para uma sessão futura, em que o estado de espírito do formador e do cliente seja mais propício à realização do exercício.

O brainstorming está aberto a todos os participantes que desejar. Se achar que há outras pessoas que podem contribuir com boas ideias durante o exercício, não hesite em convidá-las a participar.


ideias para chuva

Transcrição Brainstorming com os seus clientes



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?