logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Conhece-te a ti próprio

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Conhece-te a ti próprio


Um dos processos de aprendizagem mais importantes que cada pessoa tem de passar durante o seu desenvolvimento pessoal é o de se conhecer a si própria. Quando somos capazes de meditar sobre a forma como nos projectamos na sociedade e sobre a imagem que é percebida por aqueles que interagem connosco, podemos compreender mais profundamente quais são as caraterísticas e os traços distintivos da nossa personalidade. Conhecermo-nos a nós próprios pode ser muito mais complexo do que parece, este ato implica um grande esforço e um distanciamento emocional da nossa parte, para podermos apreciar a realidade da forma mais imparcial possível.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos pontos mais importantes que giram em torno da necessidade de nos conhecermos a nós próprios, com o objetivo de identificar os nossos defeitos e pontos fortes para construirmos uma melhor versão de nós próprios.

Como é que começamos a conhecer-nos?

Uma das formas mais eficazes de começar a conhecermo-nos é trabalhar na identificação de padrões de comportamento. Os padrões de comportamento são uma série de acções que tendemos a repetir sempre que enfrentamos situações semelhantes. Se formos capazes de identificar estes padrões, é provável que consigamos prever como iremos reagir a uma determinada circunstância, tornando mais fácil moldar o nosso comportamento e agir de forma coerente, de acordo com os nossos interesses pessoais.

É fácil identificar um padrão de comportamento quando estamos conscientes do nosso comportamento quotidiano. A melhor forma de realizar este exercício é praticando a auto-perceção, que seria algo como observarmo-nos a nós próprios. Se verificarmos que sempre que dormimos mal começamos a tratar mal as pessoas com quem interagimos, podemos estar perante um padrão de comportamento identificado.

O domínio desta informação dar-lhe-á uma vantagem considerável na aprendizagem de como melhorar nestas áreas, uma vez que poderá agora controlar e antecipar alguns elementos-chave, graças à informação que o conhecimento de si próprio lhe dá.

Utilize o conhecimento que tem sobre si próprio para evitar erros.

Como já foi referido, o conhecimento que tem de si próprio permite-lhe prever uma série de reacções e comportamentos em determinadas circunstâncias. Sabendo que tem tendência para tomar más decisões em determinadas alturas, que tem dificuldade em manter a calma numa determinada situação ou que raciocina muito melhor de barriga cheia, só para citar alguns exemplos, é possível mostrar um lado mais eficaz da sua personalidade e realçar os aspectos de si que quer que sejam percebidos, pelo que estará também a evitar agir em alturas em que as probabilidades de errar são maiores do que o habitual.

Trabalhe para melhorar os pontos fracos que identificou.

Quando se pratica constantemente a auto-perceção durante algum tempo com o objetivo de aprender mais sobre si próprio, é provável que se comece a detetar uma série de aspectos que funcionam contra uma melhor versão global de si próprio. Estes aspectos não só podem ser identificados com exatidão, como também, com o devido empenho e esforço da sua parte, podem ser melhorados de modo a não interferirem com o seu desenvolvimento pessoal. Trabalhe para melhorar os pontos fracos que identificou, de modo a evitar que funcionem contra si em momentos decisivos.

Conhecer-se a si próprio é a melhor ferramenta de auto-aperfeiçoamento que tem à sua disposição, use-a em seu benefício e utilize a informação recebida para melhorar cada um dos aspectos acima mencionados.


conhecer

Transcrição Conhece-te a ti próprio



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?