Transcrição Experiência como condicionante da sua atual forma de estar
As nossas experiências passadas determinam, em grande medida, a forma como nos comportamos hoje, o nosso sistema de princípios e valores, o juízo que fazemos sobre o ambiente que nos rodeia e a forma como interagimos com as outras pessoas. Os factores sociológicos, incluindo o ambiente social em que crescemos, desempenham um papel importante na criação de padrões de comportamento que reproduziremos em cada uma das nossas intervenções sociais.
Dito isto, é importante que aprendamos a fazer um uso responsável do conhecimento que adquirimos através de cada uma das nossas experiências, especialmente as negativas, pois não devemos deixar que elas interfiram no nosso desenvolvimento pessoal ou na imagem que projectamos para o resto da sociedade.
Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos aspectos básicos que giram em torno da importância da experiência como condicionante social da nossa forma de estar e de interagir com as outras pessoas.
Experiências negativas
As experiências negativas podem desempenhar um papel significativo na formação do nosso comportamento e desencorajar-nos a tomar determinadas decisões. Quando vivemos uma experiência amarga, em consequência de um resultado desanimador, isso leva-nos a classificar como negativos todos os comportamentos que realizámos na transição para a experiência que recebemos.
Fixar esses comportamentos como negativos é um elemento contraproducente para o nosso desenvolvimento pessoal, porque quando somos expostos a situações semelhantes às que causaram a experiência negativa, procuramos evitá-las em vez de tentarmos encontrar uma solução inteligente para evitar a repetição dos mesmos resultados anteriores.
Utilize as experiências negativas para compreender o que levou aos seus maus resultados e não para criar traumas que o desencorajem de correr novos riscos e de tentar encontrar novas soluções. Tenha em mente que o facto de falhar numa das suas tentativas não é garantia de que falhará novamente, assim como o sucesso passado não é garantia de sucesso futuro. O importante é não deixar de tentar e esforçar-se por aprender o mais possível com cada experiência que temos.
Experiências positivas
As experiências positivas também desempenham um papel importante na avaliação do nosso comportamento e dos critérios que nos motivam a tomar as nossas decisões. Cada uma das nossas experiências positivas reforça a nossa autoestima e indica um caminho a seguir para acontecimentos futuros semelhantes aos actuais.
Quando realizamos uma série de acções em que colocamos todo o nosso esforço e dedicação, conseguindo assim que sejam concluídas com sucesso, o nosso cérebro recebe a informação de que o esforço e a dedicação são catalisadores do sucesso, pelo que em acções futuras devemos repetir esse comportamento se quisermos viver outra experiência positiva. Este exemplo simples aplica-se a questões mais complexas, em que estão envolvidos vários procedimentos técnicos. O comportamento humano natural será sempre o de tentar repetir os mesmos passos que nos fizeram ter uma experiência positiva no passado.
Dito isto, é tão importante aprender com as experiências positivas como com as negativas. Cada tipo de experiência desempenha um papel particular na forma como nos comportamos e nos critérios que utilizamos para tomar uma determinada decisão. Aceite cada experiência pelo que ela é, uma forma de aprender sobre as melhores maneiras de alcançar o desenvolvimento pessoal.
condicionamento experiencia