logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Ter uma boa atitude

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Ter uma boa atitude


A nossa atitude desempenha um papel importante na vida, principalmente para estabelecer objectivos. Quando nos propomos a melhorar a nossa atitude, é porque detectamos contradições no nosso carácter que afectam a nossa vida quotidiana. Somos nós que escolhemos ter uma boa atitude perante a vida, pois podemos desenvolvê-la a partir dos nossos sentimentos e pensamentos sobre a forma como nos vemos a nós próprios e como o mundo nos vê. O que queremos alcançar? Considerar uma mudança de atitude implica também motivos para novas perspectivas de vida em que daremos e receberemos o melhor como experiência.

Locus de controlo.

O locus de controlo é um termo utilizado em psicologia e refere-se à atribuição de importância que damos ao nosso comportamento e à forma como lidamos com a vida. O locus de controlo é classificado como interno e externo de acordo com a sua ocorrência. O locus de controlo interno manifesta-se quando reconhecemos que os acontecimentos de factores externos dependem do nosso comportamento e que somos responsáveis por manter o controlo sobre as suas consequências. Por outro lado, o locus de controlo externo refere-se a acontecimentos fora do nosso controlo que determinam a nossa condição interna, como atribuir a tristeza ou a felicidade a algo independente de nós.

Desenvolvimento pessoal.

A nossa atitude em relação à vida é altamente influenciada pelo nosso nível de autonomia na tomada de decisões e é isso que determina o nosso desenvolvimento pessoal. Com um locus de controlo interno, somos menos influenciados por opiniões externas e temos um melhor sentido de auto-eficácia no trabalho. Por outro lado, há também aqueles que são geridos por factores externos, permitindo que o seu estado de espírito e atitude dependam de situações que não têm poder para alterar, fazendo com que a sua vida seja constantemente condicionada pelo exterior. Somos nós que decidimos qual a atitude que nos favorece para um bom desenvolvimento pessoal e assim assumimos ou não a felicidade para nós próprios.

Aceitar a crítica.

Um elemento que contribui muito para a nossa personalidade, embora não o vejamos, são as críticas que recebemos. Muitas vezes deixamos de lado os critérios para viver o nosso próprio objetivo, mas dentro das críticas estão escondidos argumentos que podemos utilizar para fortalecer a nossa atitude. Com a crítica, os nossos erros tornam-se evidentes, porque os outros são mais capazes de os notar porque estão fora do problema. Algumas pessoas tomam a crítica como um ataque às suas emoções, sem se aperceberem de que ela é a chave para o auto-aperfeiçoamento e para saber a que áreas devemos prestar mais atenção.

Ter a mente aberta.

Se quisermos desfrutar de uma boa atitude em que damos e recebemos positividade, é aconselhável ultrapassar as coisas triviais e ter uma mente aberta. Ser recetivo a novos conhecimentos dá-nos a vantagem de aprender melhor o que é importante, tanto a partir de experiências positivas como negativas. Isto permite-nos permanecer atentos mesmo em alturas de críticas ao nosso trabalho ou comportamento. Por outro lado, se formos fechados, corremos o risco de nos tornarmos arrogantes e de não percebermos as conquistas e as derrotas.

Ser grato.

A gratidão é um elemento da personalidade que identifica as pessoas com uma atitude positiva perante a vida, porque mostra que estamos em equilíbrio com o nosso passado, quer tenha sido bom ou mau. Através da prática da gratidão, podemos receber uma quantidade significativa de boas acções em nosso benefício, estabelecendo uma cadeia entre o dar e o receber; se quisermos algo do mundo, temos de o dar e ele, de uma forma ou de outra, devolver-nos-á de forma aumentada.


boa atitude

Transcrição Ter uma boa atitude



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?