logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Auto-descoberta

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Auto-descoberta


A auto-descoberta é o processo pelo qual passamos quando tentamos definir-nos e aprender mais sobre as nossas caraterísticas, competências e sistemas de valores e princípios. Realizar este processo é extremamente importante para o nosso desenvolvimento pessoal, uma vez que ter uma personalidade clara e evitar uma crise de identidade fará com que se destaque socialmente devido à sua autenticidade e à forma como é capaz de defender a sua imagem perante os outros.

A autodescoberta é uma tarefa complexa e íntima, que exige a prática de uma autocrítica sincera e coerente, onde valorizamos tanto os nossos aspectos mais positivos como os negativos. Fazer uma autodescoberta é como tentar conhecer alguém pela primeira vez, o facto de esse alguém sermos nós próprios significa que toda esta viagem é enviesada por emoções e sentimentos que deve evitar se quiser que o resultado seja real e honesto.

Durante o desenvolvimento deste guia, iremos abordar alguns dos elementos mais importantes deste tópico, para que possa pôr em prática a auto-descoberta para o seu desenvolvimento pessoal.

Evitar noções preconcebidas sobre si próprio

No início da auto-descoberta, procuraremos efetuar uma análise profunda de quem somos e quais são as caraterísticas que nos definem como seres sociais. Isto inclui aptidões, capacidades inatas, valores, princípios, entre outros. É normal chegarmos a este ponto com uma série de ideias preconcebidas sobre nós próprios. Estas ideias foram geradas pelo nosso intercâmbio com os outros e pelo desenvolvimento da nossa auto-perceção.

Frases como: És uma pessoa egoísta; És um grande amigo; És mau; És inteligente; És esperto; começam a preencher todo um conjunto de preconceitos com os quais terá de lidar se quiser descobrir quem realmente é. Trabalhe na sua auto-descoberta, evitando pensar naquilo que os outros o levaram a acreditar que é. O seu objetivo é descobrir-se a si próprio e, para isso, deve julgar-se a si próprio da mesma forma que julgaria um estranho.

Quando trocamos impressões com alguém pela primeira vez, não sabemos o que as outras pessoas pensam sobre essa pessoa, por isso formamos o nosso próprio juízo pessoal sem preconceitos de terceiros. Da mesma forma que deve fazer consigo próprio, pense que acabou de conhecer uma pessoa e que o seu interesse é descobri-la em profundidade.

Não justifique os seus aspectos negativos

A autocrítica é uma capacidade difícil de desenvolver de forma honesta, isto porque quando nos criticamos a nós próprios surge uma certa resistência que procura evitar que nos sintamos mal com a imagem que podemos descobrir. A auto-descoberta não consiste apenas em realçar os aspectos de que gostamos, mas também em saber apreciar-nos plenamente, o que inclui todos os elementos que gostaríamos que não existissem.

Os aspectos negativos fazem parte de quem somos e a única forma coerente de os combater é começar por identificá-los.

Utilize a autocrítica para fazer recomendações honestas a si próprio.

A autocrítica bem utilizada permitir-lhe-á corrigir todos os comportamentos e caraterísticas que gostaria que não existissem. Ao praticar a autocrítica, o processo de autodescoberta não se limitará apenas à mera identificação de traços e caraterísticas, mas será complementado por uma recomendação honesta da sua parte e pelo compromisso de corrigir os padrões negativos que identificou.

Se há algo em si que deseja eliminar, tente aconselhar-se como se o estivesse a fazer para outra pessoa. Pense em si como se estivesse a falar com o seu melhor amigo e quisesse ajudá-lo a mudar e a tornar-se uma versão melhor de si próprio. A autocrítica não é para repreender, mas para orientar e apoiar a mudança.


auto descoberta

Transcrição Auto-descoberta



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?