Transcrição Importância da atitude no crescimento
A sua atitude perante a vida pode fazer a diferença entre o fracasso e o sucesso. Refere-se à forma como aborda as suas actividades, como trabalha para atingir os seus objectivos. A atitude pode definir o tempo que demoramos a alcançar o que nos propusemos fazer. Influencia a forma como lidamos com a rejeição e os erros. De nada serve ter potencial, talento, conhecimento e até experiência se não encararmos os desafios diários com a atitude correta.
A atitude tem uma componente emocional, cognitiva e comportamental. Por outras palavras, é a expressão do que sentimos e pensamos. Avaliamos o que nos acontece a toda a hora e utilizamos essa aprendizagem para construir as nossas atitudes e orientar o nosso comportamento. Fazem parte das respostas que damos de acordo com a nossa perspetiva da realidade e, por isso, se estivermos atentos, podemos reeducá-las e modificá-las porque estão sujeitas a mudanças.
Principais tipos de atitude
As atitudes são predisposições que se formam ou adquirem ao longo da vida, durante a interação com o nosso ambiente. Se não tivermos conhecimento de um acontecimento ou estímulo específico, será difícil ter uma atitude definida em relação a ele. Mas também é flexível, no sentido em que uma atitude pode ser utilizada para mais do que uma situação.
As nossas atitudes são reforçadas por experiências e interações com os outros. As nossas atitudes são reforçadas por experiências e interações com os outros. Este conjunto de factores manifesta-se de forma diferente em cada pessoa, moldando as nossas reacções e respostas à vida. É hoje comum ouvir falar da importância de manter uma atitude positiva e dos preconceitos de persistir com uma atitude negativa na prossecução dos nossos objectivos.
Entre as atitudes positivas mais conhecidas estão a altruísta e a emocional, ambas preocupadas com as pessoas e o seu valor em si mesmas, tendendo a ser empáticas e solidárias com as necessidades e sentimentos dos outros. Isto não quer dizer que componentes como a ambição, a determinação e o empenhamento não estejam presentes neste tipo de atitudes.
Entre as negativas estão o egoísmo e a manipulação. Aqui as pessoas tendem a usar os outros como um meio para atingir um fim.
Mas há muitas outras que nos podem caraterizar, como a crítica, a interessada, a proactiva, a passiva, a assertiva, a racional, a preconceituosa, a pessimista, entre outras. As pessoas adoptam atitudes diferentes consoante o contexto e o ambiente em que vivem.
Tipos de mentalidade
O progresso é a melhoria ou o avanço que uma pessoa experimenta em direção a um estado melhor e mais desenvolvido. Implica um movimento, uma mudança em direção a melhores condições, embora não seja linear ou contínuo. É a nossa atitude perante os desafios e as aspirações que determinará se avançamos ou estagnamos e culpa factores externos como a sociedade, a família, a economia, a política, etc.
O tipo de mentalidade que uma pessoa pode ter está intimamente relacionado com a atitude. É aqui que reside a principal diferença entre um mindset fixo e um mindset de crescimento.
Mentalidade fixa: vêem as suas capacidades como limitadas porque as consideram inatas e imutáveis. O insucesso impede-os de avançar porque acreditam que confirma que não têm o que é preciso para ter sucesso na experiência. Tendem a pensar que, se for preciso persistência ou trabalho árduo para conseguir algo, é sinal de que não possuem as competências necessárias ou de que não é para elas. Muitas vezes, deixam que o passado determine o futuro.
Também não são claras quanto às suas capacidades; o que podem alcançar depende das circunstâncias e da vontade dos outros. Sentem-se limitados por factores externos, mas na verdade preferem agir com a segurança do que já alcançaram.
Mentalidade de crescimento: o fundamental é o processo de aprendizagem, a inteligência é moldável e tudo o que é necessário é esforço e dedicação. Com esta atitude, os fracassos não existem, são apenas oportunidades para melhorar, para encontrar outra forma de obter o resultado desejado. Se falharem, isso não é um obstáculo, mas parte da base para construir algo melhor. Têm plena confiança nas suas capacidades e sabem discernir entre opiniões construtivas e ruído, utilizam a informação para crescer e acrescentar valor ao que oferecem.
Depende do sistema de crenças com que se trabalha. A prisão mais eficaz são os nossos próprios pensamentos, que nos mantêm num lugar de falta e inadequação. Só nos apercebemos disso quando conhecemos ou vemos outras possibilidades.
Atitude ao serviço dos nossos valores
A longo prazo, uma mentalidade de crescimento e as atitudes que lhe estão associadas contribuem para um menor sentimento de frustração e de impotência e, por conseguinte, para um maior bem-estar. Mas não faz grande diferença se a mentalidade não for aplicada para cumpri
atitude crescimento