logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Aprender com a experiência dos outros

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Aprender com a experiência dos outros


Sabemos que uma das formas mais eficazes de aprender é aprender com as nossas experiências. Normalmente, aprendemos muito pouco quando as coisas correm bem, porque quando não temos resultados negativos, não podemos corrigir ou rever as nossas estratégias para melhorar a nossa forma de nos projectarmos em situações semelhantes. Isto leva-nos a pensar que precisamos dos nossos erros para adquirir novos conhecimentos, o que nos leva a descartar uma das fontes de aprendizagem mais úteis a que podemos recorrer, a experiência dos outros.

Aprender com a experiência dos outros não só é viável, como tem um custo praticamente nulo, uma vez que não nos obriga a pagar com os nossos próprios erros para perceber como melhorar e fazer melhor as coisas. Isto torna este processo ainda mais eficaz e económico do que aprender com a nossa própria experiência. Ao longo deste guia, iremos abordar alguns dos elementos básicos em torno deste tópico, de modo a podermos delinear alguns dos métodos mais viáveis para adquirir conhecimentos dos outros.

Rever o caminho que a outra pessoa percorreu.

Quando se está a analisar um caso particular, em que um terceiro não alcançou os resultados esperados através das suas acções, é útil rever o caminho que ele percorreu para chegar onde está agora. Ao rever o percurso da outra pessoa, deve concentrar-se em detetar quais são os erros mais óbvios e quais os elementos que contribuíram para que o resultado final não fosse o melhor.

Da mesma forma, pode rever o percurso do terceiro se quiser encontrar alguns elementos que tenham sido eficazes e não estejam envolvidos no fracasso das acções. Os elementos positivos serão úteis se os quiser replicar nos seus projectos, pois saberá de antemão como se comportam em situações semelhantes.

Contraste as suas experiências com as dos outros.

Uma forma muito simples de aperfeiçoar as nossas técnicas num determinado assunto é contrastar as nossas experiências pessoais com as de outras pessoas. Ao contrastar as experiências, aprendemos com os sucessos e os fracassos que essa pessoa teve, e esta troca é também positiva quando se trata de compreender mais profundamente as caraterísticas do fenómeno que enfrentamos.

Ao posicionarmo-nos na perspetiva dos outros, podemos obter uma visão mais abrangente dos factos, que ultrapassa a nossa própria forma de conceber os problemas e a visão particular que temos deles.

Procurar o maior número possível de fontes

O exercício de aprender com a experiência dos outros não consiste em tomar como válidas todas as afirmações que essa pessoa faz. É por isso que, para construir um conhecimento sólido e o mais próximo possível da realidade, é necessário recorrer ao maior número possível de fontes. Se procura adquirir experiência para lidar com um determinado problema, tente ter várias pessoas que tenham passado pelo mesmo problema antes de si, isto permitir-lhe-á construir uma experiência externa mais abrangente, que englobe diferentes pontos de vista e não seja influenciada pelas particularidades de uma determinada pessoa.

Não se esqueça que a experiência dos outros é um recurso valioso que pode ser muito útil para o preparar para acontecimentos futuros, no entanto, como não é algo que tenha podido verificar por si próprio, deve ter o cuidado de garantir que a informação que recebe é o mais exacta possível.


aprendizagem experiencia terceiros

Transcrição Aprender com a experiência dos outros



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?