Transcrição Aprender a lidar com os problemas
Os problemas são um fator muito presente no desenvolvimento de qualquer projeto de vida. Por mais cuidadoso que seja o planeamento de cada uma das nossas acções, nada nos garante que vamos obter os resultados que desejamos. Aprender a gerir os problemas é uma tarefa fundamental para quem deseja manter o seu progresso de uma forma estável, sem interrupções devidas a abalos emocionais que ameaçam a nossa paz de espírito.
Durante o desenvolvimento deste guia, abordaremos alguns dos elementos básicos que lhe podem ser úteis para gerir os seus problemas e administrar as suas energias.
Analisar cada problema separadamente
Quando acumulamos muitos problemas na nossa vida quotidiana, acabamos por vê-los como um grande fardo com o qual não sabemos lidar. Ficar sobrecarregado porque temos demasiados problemas para resolver é uma atitude muito comum. O que acontece nestes casos é que não somos capazes de separar os problemas e de os analisar individualmente. Apreciamos o fenómeno como um todo e isso acaba por nos atordoar e fazer-nos acreditar que são mais importantes do que realmente são.
No momento em que os problemas se acumulam, tente pensar neles individualmente, evitando assim misturar questões de natureza diferente. O nosso cérebro tende sempre a agrupá-los, pelo que pode ser complexo ver cada problema como um elemento independente, com uma relevância particular em cada caso e que exigirá acções diferentes para o resolver.
Evitar a paralisia emocional
A paralisia emocional produz-se quando a situação com que temos de lidar nos ultrapassa. É uma espécie de saturação em que as nossas emoções ficam desestabilizadas. Isto leva-nos a avançar para a procrastinação, deixando de lado as tarefas mais importantes e assumindo um comportamento evasivo face à realidade. Se os seus problemas o impedem de avançar num determinado aspeto da sua vida, isso não é desculpa para deixar de lutar por outras coisas que não estão relacionadas com o seu problema atual.
Se pusermos tudo de lado por causa de uma circunstância desfavorável, é provável que, quando o problema que nos impede de avançar tiver desaparecido, tenhamos perdido a oportunidade de progredir noutras áreas.
Pensar de forma racional
Como já foi referido, a paralisia emocional é um dos muitos fenómenos que podem ocorrer perante a instabilidade emocional ao lidar com os nossos problemas. Não podemos esperar que as nossas emoções dêem a resposta às nossas dificuldades. Por muito complexo que seja, é preciso ser capaz de pôr de lado o lado emocional e concentrar-se no pensamento racional e analítico para ultrapassar as adversidades.
O pensamento racional é o que o ajuda a tomar decisões com base nos factos e não nas suas percepções emocionais dos mesmos. Existem inúmeros exercícios para manter a mente calma, como a meditação, onde aprenderá a controlar as suas emoções para que estas não toldem o seu julgamento.
A maior parte dos problemas depende do fator tempo para encontrar uma solução adequada, é preciso aprender a ser paciente para não forçar resultados que podem ser contraproducentes para os seus interesses. Se sentir que não se encontra num estado emocional estável, é melhor adiar a tomada de decisões até que o seu lado racional esteja a decidir. Aprender a lidar com os problemas é uma tarefa complexa, que começa por educar a nossa mente para tomar decisões de forma correta.
aprender gerir problemas