logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Ajudar o nosso cliente a conhecer-se a si próprio

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição Ajudar o nosso cliente a conhecer-se a si próprio


Conhecer-se a si próprio é mais complexo do que muitas pessoas pensam. A autocrítica e a capacidade de nos percepcionarmos sem factores dissuasores que nos afastem da realidade são competências raras. Dito isto, muitas vezes precisamos de outras pessoas para nos ajudarem no processo cognitivo de compreensão dos elementos que nos caracterizam e das potencialidades que temos dentro de nós. Para um coach, é muito importante que os seus clientes aprendam a conhecer-se a si próprios, pois isso facilita o processo de desenvolvimento pessoal e optimiza consideravelmente os resultados possíveis de alcançar através de sucessivas sessões de coaching.

Durante o desenvolvimento do seguinte guia, abordaremos alguns dos elementos relacionados com a importância de ajudar o nosso cliente a conhecer-se a si próprio, com o objetivo de facilitar o processo de desenvolvimento pessoal.

Porque é que é importante que o nosso cliente aprenda a conhecer-se a si próprio?

Uma grande parte dos problemas que o coach trata com o seu cliente tem origem em problemas de perceção. O cliente é muitas vezes incapaz de encontrar os elementos distintivos da sua personalidade, aqueles que lhe dão uma certa vantagem inata e lhe permitem relacionar-se mais facilmente com situações complexas. Todos nós temos pontos fortes e fracos na nossa personalidade.

Alguns são melhores a socializar, outros têm capacidades superiores para adquirir certos conhecimentos, etc. Independentemente da pessoa, todos nós temos elementos de valor que podemos aperfeiçoar e melhorar para os utilizar em nosso proveito. Uma competência não trabalhada é um desperdício de talento, por muito bom que se seja em alguma coisa, no final, a disciplina supera o talento. Se não conseguir identificar os seus pontos fortes, não conseguirá trabalhar para os melhorar e os seus pontos fracos acabarão por se sobrepor a si.

O coach consegue ver o que o cliente não consegue ver.

As pessoas com quem interagimos conseguem aperceber-se mais facilmente dos nossos traços de personalidade do que nós próprios. Isto acontece porque estamos habituados a ser o que somos, não reparamos nas nossas capacidades, por isso, quando vemos alguém que é pior do que nós em alguma coisa, temos tendência a pensar simplesmente que essa pessoa não é boa nisso, em vez de nos perguntarmos se somos melhores do que a média nisso.

O coach, como elemento externo ao cliente, pode utilizar os seus conhecimentos para mostrar quais são os elementos que se destacam no seu cliente, podendo assim apontá-los para ele, de modo a orientar o seu comportamento para aprender a potenciá-los e a utilizá-los a seu favor. Esforçamo-nos muito para adquirir novas competências que contribuam para o nosso desenvolvimento pessoal, quando a nossa primeira tarefa deveria ser a de melhorar as nossas competências inatas.

Ajudar o cliente a identificar os seus pontos fracos.

É claro que o processo cognitivo não se limita a identificar as potencialidades de uma pessoa, mas também tem um lado oposto e muito valioso, as fraquezas. Quando somos capazes de identificar as nossas fraquezas, é menos provável que estas sejam utilizadas contra nós. O desenvolvimento pessoal tem a ver com o reforço dos pontos fortes e a proteção dos pontos fracos. Se trabalharmos arduamente nos nossos pontos fracos, seremos capazes de evitar os danos que eles nos podem causar e prepararmo-nos para que tenham o menor efeito possível.

Ajuda o seu cliente a aprender a conhecer-se a si próprio a partir dos pontos fracos e fortes da sua pessoa, o que é, sem dúvida, um processo que implica a prática da autocrítica e a mentalização correta em relação ao desejo de auto-aperfeiçoamento. Através das sessões de coaching, terá o espaço necessário para trabalhar estes aspectos a partir do envolvimento ativo e consciente do cliente.


ajuda conhecer proprio

Transcrição Ajudar o nosso cliente a conhecer-se a si próprio



Publicações Recentes de coaching vida

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?