LOGIN

REGISTO
Buscador

Os 5 passos para mudar hábitos

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Os 5 passos para mudar hábitos


O desenvolvimento físico e mental dos indivíduos e a sua saúde estão diretamente relacionados com a forma como se alimentam. Doenças como a anemia, a subnutrição, a obesidade, a diabetes, as doenças cardiovasculares e alguns tipos de cancro estão relacionadas com hábitos alimentares inadequados.

Muitas pessoas tentam mudar alguns dos seus hábitos alimentares pouco saudáveis por outros mais saudáveis, mas, passado algum tempo, não conseguem interiorizar os novos hábitos e voltam aos seus velhos hábitos, à sua velha maneira de fazer as coisas. A mudança de hábitos é realmente difícil e exige esforço, perseverança e, muitas vezes, a ajuda de um especialista.

O processo de coaching pode permitir uma mudança real e duradoura dos nossos hábitos alimentares, pondo em jogo os aspectos cognitivos, emocionais e volitivos, tornando o cliente consciente das suas acções, descobrindo novas formas de encarar a vida e de enfrentar e assumir os acontecimentos para atingir os seus objectivos.

O que é um hábito?

Um hábito é qualquer comportamento aprendido através da repetição, que é efectuado habitual e automaticamente, com pouca ou nenhuma reflexão. É um produto final da aprendizagem humana. Por outras palavras, um hábito é qualquer coisa que, uma vez aprendida, se tornou bem estabelecida e, portanto, atingiu um elevado grau de automaticidade.

O hábito permite-nos fazer as coisas corretamente sem pensar, ser capaz de fazer um máximo de coisas com um mínimo de esforço, de modo a aumentar a eficiência do cérebro e do corpo.

O número de hábitos que existem é ilimitado, muitas vezes não nos apercebemos de todos os hábitos que realizamos na nossa rotina diária, como ir à casa de banho quando nos levantamos, tomar uma chávena de café, fumar um cigarro, dar um nó na gravata ou pegar num talher para comer um determinado alimento.

Como se formam os hábitos?

Os hábitos são comportamentos que começam a ser adquiridos desde muito cedo, através da repetição, até se tornarem automáticos. Os hábitos surgem à medida que o indivíduo é confrontado com os diferentes estímulos que vão surgindo ao longo da vida, por exemplo, uma criança deixa de fazer chichi nas fraldas quando é ensinada a ir à casa de banho para se manter seca e adquire o excelente hábito de ler, se depois de aprender a ler, for devidamente motivada para praticar a leitura.

Os hábitos alimentares, por exemplo, começam a formar-se a partir de um ano de idade, quando as crianças comem praticamente tudo. Esta é a altura ideal para ensinar as crianças a usar corretamente os talheres, a comer devagar, a preferir a variedade à quantidade, a tomar um pequeno-almoço completo, a comer a horas regulares, a comer com toda a família, etc. Estima-se que, por volta dos quatro anos de idade, a criança terá adquirido a maior parte dos hábitos alimentares que seguirá ao longo da vida.

Os bons hábitos: São todos aqueles comportamentos que contribuem para melhorar o nosso bem-estar físico, mental e social. Exemplos de bons hábitos são: Manter a higiene pessoal, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física frequente, ser educado, saber ouvir, ser cauteloso na via pública, utilizar meios de segurança no trabalho, etc.

Maus hábitos: Os maus hábitos são aqueles que têm consequências negativas para a vida, provocando insatisfação, doenças, acidentes mortais, etc. Por exemplo, comer em excesso, irritar-se com tudo, fumar, andar em excesso de velocidade, utilizar ferramentas de trabalho desprotegidas, não dormir o suficiente, não cumprimentar os colegas, etc.

Os nossos maus hábitos podem ser eliminados?

Os hábitos são produzidos pela associação de redes neuronais que se tornaram automáticas através da repetição física; os neurónios são continuamente reorganizados de acordo com os nossos pensamentos, aprendizagens e acções. Se conseguirmos transformar os nossos pensamentos, aprendizagens e acções, serão criadas novas ligações neuronais e poderemos eliminar os nossos maus hábitos.

Quanto tempo é necessário para formar um novo hábito?

O famoso psicólogo americano William Jame (1842-1910), propôs que as mudanças estruturais que ocorrem no cérebro através da execução de novas acções, requerem que estas sejam repetidas sistematicamente durante pelo menos 21 dias consecutivos. Mais recentemente, os estudiosos acreditam que o período necessário para mudar um hábito varia de acordo com o tipo de hábito a ser alcançado e com a perseverança e motivação do indivíduo.

5 passos para mudar hábitos através do coaching

Identificar os hábitos a serem mudados. Para isso, o cliente pode ser orientado através das seguintes acções:

  • Exercícios de auto-observação para tornar o cliente mais consciente dos seus hábitos alimentares; para o efeito, o cliente é orientado a escrever todos os hábitos que consegue identificar durante uma semana.
  • Posteriormente, o cliente deve selecionar diariamente um hábito alimentar diferente da lista e avaliar a f


mudanca habitos

Publicações Recentes de coaching nutricional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?