LOGIN

REGISTO
Buscador

Processo de orientação nutricional

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Processo de orientação nutricional


O que é um processo de coaching?

De acordo com a International Coaching Association (ICF), o coaching consiste em trabalhar em conjunto com o cliente num processo criativo e estimulante, que serve de inspiração para maximizar o seu potencial pessoal e profissional.

Trata-se de uma relação contínua entre o coach e o coachee, em que trabalham em função dos objectivos deste último. Este processo divide-se em sessões, geralmente com a duração de uma hora e meia cada. As sessões decorrem por fases, onde se define o contexto, a situação atual e ideal, a fase de feedback, a definição do plano de ação e o acompanhamento das acções realizadas.

Aconselhamento em que uma pessoa (coach) tentará ajudar e aconselhar outra (coachee) na complicada tarefa de saber para onde vamos, o que queremos alcançar e quais os meios a utilizar.

As quatro etapas principais de um processo de coaching

  • Como funciona o processo de coaching. No primeiro contacto é bom explicar ao cliente em que consiste este processo, que não é mais do que acompanhá-lo numa nova viagem de vida que está prestes a empreender. É também importante definir o objetivo, avaliando a importância do mesmo para o coachee.
  • Alargar a perspetiva. Trata-se de o coachee explorar opções que nunca considerou antes. As perguntas abertas incentivam-no a explorar o maior número possível de possibilidades. Em cada uma das sessões, é o coachee que decide o tópico a ser tratado em relação ao seu objetivo. É um trabalho de consciencialização, onde se aprende coisas sobre si próprio que lhe dão um impulso de segurança para atingir o seu objetivo, ao mesmo tempo que pode ser uma descoberta muito poderosa para o seu crescimento pessoal.
  • Quebrar as barreiras mentais e a auto-sabotagem. No seu livro "Man's Search for Meaning", Viktor Frankl, concluiu que entre o que nos acontece e a forma como reagimos a isso existe um espaço de liberdade pessoal onde podemos decidir como viver e interpretar essa experiência. Através das ferramentas de coaching é possível alterar esse quadro mental que pode ser um fator limitador e transformá-lo em crenças que capacitam o coachee e lhe dão confiança para atingir os seus objectivos. Estes objectivos podem ser de natureza pessoal (sentir-se confortável com a sua imagem, terminar um curso universitário, etc.). Ou de natureza profissional (liderar eficazmente uma equipa, aumentar os resultados da empresa, entre outros).
  • Criar um plano de ação e agir. Não há mudança sem ação, por isso, durante o processo de coaching são estabelecidas quais as acções que o coachee vai realizar na próxima sessão, quais os passos para caminhar em direção ao sucesso, seja qual for o significado deste termo para o coachee.

Vantagens de um processo de coaching

Permite definir com precisão os objectivos e onde concentrar os esforços para os alcançar. Oferece uma outra visão sobre o assunto, questionando e analisando crenças, hábitos e comportamentos improdutivos. É uma oportunidade para explorar alternativas que não foram tratadas antes e que podem trazer novas possibilidades para a realização dos objectivos. Reforça as capacidades de conversação, gestão de equipas e liderança.

Caraterísticas do processo de coaching que o diferenciam de outras disciplinas.

Abordagem personalizada, orientada para o futuro, com uma duração pré-determinada. Baseado em relações que estabelecem abertura, confiança e colaboração, em que o coach fornece ao coachee um feedback certo, pontual e claro que serve para estabelecer objectivos e metas.

A agenda é definida pelo coachee, que decide quais os aspectos a melhorar ou a mudar para ser mais eficaz. Aceita que o coachee tem os recursos (ou pode adquiri-los) para atingir os seus objectivos. Mais do que dar conselhos, o papel do coach é fazer perguntas que alarguem os horizontes de pensamento do coachee.

O seu objetivo é permitir que o coachee desenvolva plenamente o seu potencial para atingir os objectivos. Procura atingir os objectivos através da criação de um ambiente de aprendizagem.

Processos de coaching individual ou de equipa

Processos decoaching individual: são geralmente sessões de aproximadamente uma hora e meia, sendo o número de sessões acordado em função dos objectivos a atingir.

Processos de coaching de equipas: devem ser adaptados às pessoas que vão fazer parte do processo, personalizados e adaptados às suas necessidades, pelo que não existe uma regra que dite como fazê-lo, pois cada caso específico deve ser estudado.

Vários autores concordam basicamente com as fases destes processos, tanto individuais como em equipa.

Fases do processo de coaching individual

Estabelecimento da relação de coaching: Na primeira reunião, são abordadas as necessidades do cliente para este processo, são especificados os objectivos a alcançar, bem como os possíveis obstáculos que possam surgir. Deve-se conhecer o grau de motivação do cliente e conscientizá-lo de que o processo implicará em mudanças pessoais que devem ser assumidas voluntariamente. É necessário criar um clima de confiança e sintetizar a situação num relatório, é elaborado um acordo onde se estabelece o tipo de coaching a realizar, as regras que irão reger o processo e os objectivos a atingir.

Planeamento da ação: Analisam-se os resultados do relatório inicial e inicia-se o coaching nas áreas que podem ser melhoradas, tentando dar a conhecer ao cliente os seus pontos fracos e fortes. Especificam-se e clarificam-se os objectivos, que são desafiantes, mensuráveis e limitados no tempo, de modo a estabelecer um plano de ação.

Algumas perguntas que podem ajudar são:

  • Qual a importância de cada objetivo para mim?
  • O que é que vou fazer para os atingir?
  • Quando é que o vou fazer?
  • De que estratégias necessito para realizar o plano?
  • Como vou demonstrar que atingi os meus objectivos?

O coach deve incentivar o cliente a partilhar os resultados com as pessoas que o rodeiam, o que aumenta o seu empenho.

O ciclo de coaching: Consiste em começar a trabalhar no terreno, com situações reais, o coachee descobre o seu potencial e as ferramentas que lhe são fornecidas. À medida que se progride, os progressos são revistos e os obstáculos ou dificuldades que possam surgir são tratados. O cliente dispõe de conhecimentos e técnicas para desenvolver a sua capacidade de melhoria, observando a sua evolução. Nesta fase, o coach também dá feedback, salientando os aspectos positivos e os que podem ser melhorados. Esta fase dura até o cliente ser capaz de realizar tarefas, mesmo desenvolvendo-as de forma inconsciente e automática.

É o momento de avaliar se as sessões estão a funcionar, por exemplo:

  • Progresso de uma sessão para a outra.
  • Facilidade em comunicar os sucessos e os fracassos.
  • Proactividade na proposta de soluções.
  • Nível de entusiasmo e atenção às sessões.

Avaliação e acompanhamento: Oferece ao coach a oportunidade de obter um resumo dos resultados após a intervenção de coaching, medindo as realizações e desenvolvendo estratégias para garantir o progresso. Trazem uma sensação de encerramento gradual ao relacionamento. Por vezes, estas sessões podem ser prolongadas até que o conteúdo seja interiorizado.

Algumas das perguntas-chave que podem ajudar no acompanhamento são:

  • Que confiança é que o coachee tem no plano de acompanhamento?
  • O que é que pode impedir o acompanhamento?
  • O que é que será mais difícil de fazer?
  • Como é que o coachee saberá que surgiram dificuldades?
  • Que recursos estão disponíveis para esses períodos difíceis?
  • Como é que ele/ela se vai lembrar do que foi aprendido?

Fases do processo de coaching de equipas

Planeamento inicial: Os objectivos a atingir são definidos, o caminho a seguir é desenhado. Deve ser criado um contexto em que todos os envolvidos compreendam o que se pretende alcançar. Este processo deve basear-se na confidencialidade e na confiança no coach e nos outros membros do grupo.

Objectivos pessoais: É necessário que todos os membros, para além dos objectivos a atingir como grupo, tenham objectivos pessoais claros. É váli


coaching processos

Publicações Recentes de coaching nutricional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?