Transcrição Qualidades que certamente possui e que o ajudarão no coaching
A prática do coaching no ambiente de trabalho e de liderança é uma habilidade que, em muitos casos, já está presente em nossas vidas de forma mais natural do que imaginamos. De facto, as caraterísticas pessoais que demonstramos na nossa vida quotidiana muitas vezes já estão alinhadas com os princípios fundamentais do coaching.
Um exercício que pode funcionar para fortalecer a sua confiança é avaliar essas qualidades através de perguntas simples.
- Possui informações valiosas e está disposto a partilhá-las com os outros?
- Já foi bem sucedido a instruir alguém em determinadas situações?
- Ajudou outros a atingir os seus objectivos com sucesso?
- Ajudou outros a resolver problemas?
- É um ouvinte atento, um bom ouvinte?
- Já deu conselhos úteis no passado?
- Foi capaz de motivar as pessoas a atingir um objetivo ou a realizar uma ação?
- Sente-se feliz por testemunhar as realizações dos outros?
- Está em condições de se tornar um bom treinador?
Se considerarmos estes aspectos básicos, podemos ter uma ideia mais clara das competências que já possuímos. Pode até escrever situações específicas em que tenha sido uma influência positiva na vida ou na carreira dos outros.
Qualidades como a empatia, a escuta ativa, a paciência, a comunicação eficaz e a motivação para o desenvolvimento pessoal são essenciais tanto no coaching no ambiente de trabalho como no coaching de liderança.
A curiosidade e a flexibilidade também contribuem para a adaptabilidade procurada no coaching de liderança.
O otimismo, a honestidade e a autenticidade são qualidades que criam confiança e permitem que os líderes e gestores se sintam à vontade para partilhar os seus desafios e aspirações. A capacidade de encontrar soluções positivas em situações complexas é essencial para inspirar e motivar os coachees no seu caminho para uma liderança mais eficaz.
qualidades