Transcrição Razões para o insucesso do feedback
O feedback é uma ferramenta valiosa no coaching de liderança e de trabalho em equipa, mas a sua eficácia está intrinsecamente ligada à forma como é dado.
É bem possível que já tenha testemunhado exemplos de feedback ineficaz ou que já tenha passado por essa experiência. Consegue lembrar-se de situações específicas? Tenho a certeza que sim. O que fez com que essa interação falhasse?
As situações de feedback podem fazer sobressair o melhor e o pior das pessoas. Alguns gestores conseguem dar um feedback que é aceite de bom grado e faz sobressair o melhor dos outros, enquanto outros geram reacções negativas e só servem para irritar o destinatário.
Aqui exploramos algumas razões comuns pelas quais o feedback pode falhar:
- Não promove o crescimento: Sem esta componente de aprendizagem potencial, o feedback não tem sentido e só frustrará o destinatário. Se apenas realçar os problemas sem oferecer sugestões de melhoria, o destinatário pode sentir-se sobrecarregado ou desorientado.
- Falta de contexto e de exemplos: A especificidade é fundamental. Se o feedback for vago ou pouco claro, sem exemplos específicos de comportamentos ou situações, o destinatário pode não compreender totalmente o que precisa de ser melhorado ou como implementar as alterações sugeridas.
- Não é oportuno: A falta de atualidade dificulta a compreensão da situação e das razões que a motivaram, tornando-a inadequada. Se se trata de um acontecimento que ocorreu há muito tempo, já não faz sentido discuti-lo no contexto do feedback, pois é inútil.
- Falta de objetividade e empatia: Os preconceitos não devem toldar o processo, nada deve ser assumido sem factos e dados. Deve aprofundar os pormenores da situação para ganhar perspetiva.
- Tons negativos ou críticos: Um tom pessimista ou crítico pode colocar o recetor na defensiva. Destacar sempre os aspectos negativos sem mencionar os positivos pode criar um desequilíbrio e é bastante desmotivador. Além disso, centrar-se na pessoa e não no comportamento pode ser entendido como um ataque pessoal, dificultando a aceitação do feedback.
- Dar feedbackem alturas inadequadas: Dar feedback em alturas inadequadas, como à frente de outras pessoas o
feedback erros