Transcrição Saúde e negócios
Neste novo encontro vamos abordar um tema peculiar: como estabelecer um equilíbrio entre a saúde e a atividade empresarial? Até que ponto a saúde é importante para nós enquanto business coach? Podemos argumentar que a saúde é um recurso indispensável para o trabalho. Estar física e mentalmente apto para qualquer profissão é um fator determinante entre nós e a empresa. O sentido de como gerimos o nosso bem-estar e a sua sustentabilidade a nível social e pessoal é uma forma de estabelecer um equilíbrio entre a saúde e o negócio.
A saúde é importante para nós enquanto coach, porque também envolve o nosso negócio e os seus processos.
Levar o trabalho para casa.
Para manter a nossa saúde e o nosso negócio em boas condições, é necessário estabelecer limites entre o tempo que passamos no trabalho e o tempo que dedicamos a nós próprios em particular. Um dos conflitos entre o bem-estar pessoal e a atividade profissional é levar o trabalho para casa. Muitas vezes, levamos o trabalho para casa para o adiantar ou para passar mais tempo do que o habitual. Não é saudável nem aconselhável levar trabalho para casa, porque pode levar a instabilidade em casa e a um excesso de stress, ansiedade, depressão e insónias. Um trabalhador equilibrado é aquele que consegue equilibrar o trabalho e o tempo pessoal sem necessariamente os misturar, vivendo num ambiente mais saudável.
Vícios e negócios.
Uma questão que preocupa tanto a saúde pessoal como o seu impacto nas empresas são os vícios. Os vícios são destruidores de qualquer bom hábito de um trabalhador ou empresário, pelo que é bom mantermo-nos afastados do álcool e dos cigarros que afectam a nossa economia e o nosso comportamento. Isto não quer dizer que nos devamos privar numa ocasião especial para desfrutar de um bom cocktail com os amigos, mas a vida é melhor vivida de forma equilibrada. Os vícios tendem a ser caros, por isso, se gastar a maior parte do seu rendimento a sustentar vícios, então não é uma pessoa responsável e o seu negócio irá à falência.
Horários de vida.
Algo muito importante para saber gerir corretamente a saúde e o negócio são os horários de vida. Quando assumimos a responsabilidade de uma empresa ou somos trabalhadores, devemos aos nossos horários gerir o nosso tempo e ser produtivos durante o trabalho. A principal vantagem de gerir os nossos horários de vida é ter uma boa quantidade de tempo livre para desfrutar e ter bem-estar. Uma empresa sem horários não pode usufruir de produtividade; o tempo rege tudo e uma pessoa que sabe geri-lo tem sempre tempo livre.
Saúde.
Sabemos que ninguém gosta de estar doente ou de se sentir mal fisicamente, mas quando se está doente ou mal disposto é melhor ficar longe do trabalho. Lembre-se que está a interagir com os clientes e que estar doente não é uma boa imagem para a empresa, podendo também fazer com que os clientes o rejeitem. No local de trabalho, não é aconselhável ir trabalhar quando se está doente, pois pode contagiar os colegas. Sabemos que não ir trabalha
saude empresa