logo
CursosOnline55 - Página inicial
LOGIN

REGISTO
Buscador

Seja você mesmo

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Seja você mesmo


Olá, como está? Pode imaginar que nas secções anteriores houve uma série de conteúdos e métodos em que nos referimos ao valor e à sua utilização para o nosso objetivo e é importante dominar os conteúdos acima referidos para saber orientar aqueles que necessitam de uma atenção especializada. Como business coach e sobretudo como pessoa, como humano, propomo-nos a dar o melhor de nós, um aspeto importante a ver é a autenticidade. Certamente que já conheceu pessoas que têm uma aptidão diferente em cada lugar onde interagem, que escondem o seu verdadeiro eu atrás de uma persona e tratam cada pessoa indistintamente de acordo com o que querem obter.

Quero anunciar-vos que essa forma de agir pode trazer-vos algum resultado durante algum tempo, mas nem sempre. Sabe que pode enganar alguém um dia, mas não todos os dias, e com o coaching procuramos um tipo de estabilidade que nos permite ser autênticos, por isso o meu conselho é: seja você mesmo.

Dentro da sua personalidade.

Como ser você mesmo? Esta é uma questão que se coloca a todos nós em algum momento.

A personalidade é algo que se forma ao longo do tempo e com a ajuda do nosso ambiente familiar e social. Quando somos jovens, é-nos incutida uma série de valores como a responsabilidade, o respeito, a bondade, bem como regras de educação formal que nos ajudam a interagir com os nossos pares. O que é que a educação formal tem a ver com isto? Bem, a educação formal é onde a nossa personalidade começa a projetar-se nos nossos semelhantes. Quando cumprimentamos alguém na rua, um vizinho ou um amigo e ele nos cumprimenta, estamos a trocar emocionalidade, ou seja, damos e recebemos respostas que influenciam o nosso bem-estar como ser humano. A melhor maneira de compreender isto é estar consciente desta troca e do seu impacto para a dar honestamente. Se trabalha com clientes, já alguma vez pensou como é que quebraria o gelo para falar de negócios com um cliente ou colega sem primeiro enviar uma saudação emocional? Não. É demasiado brusco chamar a atenção de uma pessoa sem primeiro a cumprimentar. Além disso, se não o cumprimentarmos, estamos a evitar o conceito de empatia que estamos a desenvolver com a pessoa.

Ao fazermos coaching, perdemos a primeira impressão do contacto com o cliente. Do mesmo modo, na vida em geral, é preciso abrir a porta para poder entrar.

A autoestima.

A razão pela qual a sua personalidade pode sofrer mudanças bruscas reside em grande parte na sua autoestima. É muito importante elevar a autoestima para manter o nosso emocional protegido da má influência das contrariedades da vida.

No decurso da própria vida, podem surgir imprevistos que dificultam o nosso progresso na nossa atividade, pelo que devemos ultrapassá-los com um estado de espírito favorável para compreender a situação e poder superá-la. Um exemplo simples é a forma como nos vemos em relação ao mundo ou como falamos de nós próprios; começar a libertar-se dessa negatividade que pode destruir os planos futuros. Aprender a aceitarmo-nos com os nossos defeitos, mas reconhecendo os nossos pontos fortes, é um bom passo para construir a nossa auto-confiança. Se quer garantir o seu sucesso e uma boa autoestima, eis uma maneira: sorria.

Nível de empenhamento.

O seu nível de compromisso consigo próprio diz muito sobre quem é. Se é uma pessoa responsável e as suas palavras andam de mãos dadas com as suas acções; se é consistente com as coisas que promete; se tem uma visão clara de onde quer chegar e como fazê-lo, se está consciente das suas capacidades, dos seus limites, do seu objetivo, então é uma pessoa empenhada e os outros verão em si alguém em quem confiar porque é uma referência positiva.

Respeito.

Para construir uma relação de interação como Coach temos de saber que o respeito é a base principal. É de extrema importância ter consciência da nossa atitude para com os nossos clientes e colegas, pois são eles a base de todo o conteúdo do nosso objetivo, que é viabilizar as relações comerciais e pessoais entre eles. O respeito é um valor que devemos manter sempre em primeiro lugar, tanto na nossa empresa como na nossa família, amigos e vizinhos, pois quando o demonstramos damos a conhecer um dos conceitos de valores mais apreciados por todos. O respeito funciona como um espelho, quando é dado, também é recebido, e quando se quebra, é muito difícil restaurá-lo. Em qualquer domínio ou situação em que nos encontremos, não devemos esquecer que o respeito sustenta o nosso prestígio e o da nossa empresa.

Temos algo para contribuir.

Ser autêntico é muito difícil


s s self

Transcrição Seja você mesmo



Publicações Recentes de coaching empresarial

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?