Transcrição Auto-Coaching: Enfrentando os Medos Comuns (Sucesso, Fracasso, Mudança)
O medo como obstáculo ao compromisso
Às vezes, a dificuldade em nos comprometermos plenamente com o nosso processo de transformação, mesmo no auto-coaching, não se deve à falta de desejo, mas à presença de medos subjacentes.
Esses medos, muitas vezes não reconhecidos conscientemente, podem sabotar os nossos esforços e travar o nosso progresso.
Identificar e abordar esses medos comuns é um passo crucial para libertar o nosso potencial e permitir que o processo de auto-coaching seja verdadeiramente eficaz.
Três dos medos mais frequentes que podem surgir são o medo do sucesso, o medo do fracasso e o medo da mudança.
Medo do sucesso: conotações negativas
Pode parecer paradoxal, mas algumas pessoas têm dificuldade em alcançar o sucesso porque, na sua mente, o conceito de «sucesso» está associado a certas conotações negativas.
Podem ter crenças limitantes como: «o sucesso é desejado por pessoas gananciosas», «o sucesso atrai inveja» ou «o sucesso gera inimigos».
Essas associações negativas, conscientes ou inconscientes, criam um conflito interno: por um lado, deseja-se a conquista, mas, por outro, teme-se suas supostas consequências adversas.
É possível que esse medo do sucesso, com as suas implicações percebidas, esteja a afetá-lo sem que você perceba.
Medo do fracasso: evitação do risco
O medo do fracasso é extremamente comum. Trata-se da sensação persistente de que não seremos capazes de alcançar o que nos propomos.
Surge o medo de falhar perante nós mesmos e, muitas vezes de forma ainda mais intensa, perante os olhos daqueles que percebemos que nos julgam de fora.
Na verdade, há pessoas que mostram nas suas vidas uma certa tendência recorrente para o fracasso, e isso deve-se quase sempre precisamente ao facto de evitarem assumir riscos e não aceitarem oportunidades.
Quando temos medo de falhar, geralmente evitamos colocar em prática novos comportamentos ou implementar novas ideias, o que pode levar-nos a um estado de apatia, indefesa ou estagnação. Será que esse medo está a limitar-te?
Medo da mudança: agarrar-se à zona de conforto
Por fim, o medo da mudança é outro obstáculo poderoso. A nossa zona de conforto, o espaço do conhecido e familiar, é um lugar extremamente confortável psicologicamente.
Por isso, qualquer mudança, mesmo que potencialmente positiva, pode gerar uma sensação de insegurança e desestabilização.
Diante desse desconforto, a reação natural para recuperar a sensação de segurança é evitar mudanças.
O pensamento subjacente pode ser: «Se tudo ficar como está, não tenho nada a temer porque aqui, mesmo que não esteja perfeito, pelo menos não estou tão mal». É isso que acontece consigo? Agarra-se ao conhecido por medo da mudança?
Gestão dos medos no auto-coaching: procurar apoio
O que fazemos então com esses medos (do sucesso, do fracasso, da mudança) quando enfrentamos um processo de auto-coaching?
Dado que no auto-coaching você é o seu próprio coach e não tem aquela pessoa de referência externa com quem falar abertamente sobre os inconvenientes e dificuldades que surgem, é fundamental encontrar uma alternativa. Procure uma pessoa de confiança no seu ambiente
auto coaching enfrentando os medos comuns sucesso fracasso mudanca