LOGIN

REGISTO
Buscador

Distúrbios graves de conduta (TGC)

Selecionar língua :

Você deve permitir os cookies do Vimeo para poder visualizar o vídeo.

Desbloqueie o curso completo e obtenha sua certificação!

Você está vendo o conteúdo gratuito. Desbloqueie o curso completo para obter seu certificado, exames e material para download.

*Ao comprar o curso, você ganha dois cursos à sua escolha*

*Veja a melhor oferta da web*

Transcrição Distúrbios graves de conduta (TGC)


Diagnóstico diferencial: TND vs. TC

É crucial distinguir entre um comportamento desafiador e um distúrbio de conduta estruturado.

O Transtorno Negativista Desafiador (TND) é caracterizado por um padrão recorrente de raiva, irritabilidade e atitude desafiadora em relação às figuras de autoridade.

O aluno discute as regras, recusa-se a cumprir pedidos e muitas vezes mostra-se rancoroso.

No entanto, embora o seu comportamento seja hostil e perturbador, não costuma envolver agressões físicas graves nem violações dos direitos fundamentais dos outros.

Por outro lado, o Transtorno de Conduta (TC), anteriormente conhecido como dissocial, representa um nível de gravidade maior.

Aqui, sim, são ultrapassadas as linhas vermelhas sociais e legais: agressões físicas a pessoas ou animais, destruição deliberada de propriedade, roubos ou fraudes.

Enquanto o aluno com TND procura o conflito verbal e a luta pelo poder, o aluno com TC mostra um padrão de comportamento que atenta contra a segurança e a convivência básica, exigindo uma intervenção muito mais intensiva e, muitas vezes, coordenada com serviços externos de saúde mental.

O ciclo coercitivo e a técnica da neutralidade

A interação entre professor e aluno com problemas de comportamento muitas vezes cai no que é chamado de "ciclo coercitivo".

Funciona como uma escalada: o professor dá uma ordem, o aluno ignora-a ou responde mal, o professor levanta a voz ou ameaça, e o aluno explode gritando mais alto ou partindo alguma coisa.

Finalmente, o professor cede por exaustão ou expulsa o aluno, que aprende que a agressividade é uma ferramenta eficaz para evitar tarefas ou ganhar controlo.

Para quebrar esse ciclo, o professor deve aplicar a neutralidade emocional. Consiste em agir como uma "parede": não mostrar raiva, ofensa ou alteração diante da provocação do aluno.

Se o aluno insulta, o professor não entra na provocação emocional, mas aplica a consequência pré-estabelecida com um tom de voz monótono e entediado.

Ao eliminar a reação emocional do adulto, desativa-se o reforço que o aluno obtém do conflito («ver o profess


disturbios graves de conduta tgc

Publicações Recentes de coach educacional

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?

Buscar