Transcrição Quais são os riscos do TikTok?
O algoritmo: vício e «buracos de coelho»
O principal risco do TikTok não é a plataforma em si, mas o seu algoritmo de recomendação ("Para si"). É, de longe, o mais poderoso e viciante do mercado.
Ele foi projetado para aprender os gostos do utilizador em minutos e oferecer um fluxo infinito de conteúdo altamente estimulante (dopamina).
O primeiro risco é, portanto, o uso compulsivo e o vício, que substituem horas de sono, estudo e socialização real.
O segundo risco do algoritmo são os "buracos de coelho" (rabbit holes).
Se um menor mostrar um interesse passageiro por um vídeo sobre tristeza ou dietas, o algoritmo pode interpretá-lo mal e começar a fornecer-lhe um fluxo constante de conteúdo sobre depressão, automutilação ou distúrbios alimentares (TCA).
Isto cria um ciclo de retroalimentação perigoso que pode normalizar e até agravar estas patologias, convencendo o menor de que «toda a gente se sente assim».
Conteúdo impróprio e desafios virais perigosos
Embora o TikTok tenha moderadores, a enorme quantidade de vídeos que são enviados torna impossível filtrar tudo.
Os menores podem ser facilmente expostos a conteúdo impróprio (sexualizado, violento, consumo de substâncias) que os criadores disfarçam para burlar o filtro.
A linguagem e as tendências mudam tão rapidamente que os controlos parentais muitas vezes não conseguem acompanhar o ritmo.
Um risco muito mais divulgado são os desafios virais perigosos (challenges).
Por um desejo de pertencer, validação social e "curtidas", os menores sentem-se pressionados a imitar desafios que podem colocar em risco a sua integridade física ou a de outros.
Estes podem variar entre «partidas» pesadas (como o ciberbaiting a professores) e desafios que envolvem a ingestão de substâncias nocivas (como produtos de limpeza) ou que provocam danos físicos graves (como o desafio da asfixia controlada ou outros que causam lesões).
Privacidade, exposição e risco de grooming
O TikTok é uma plataforma de exposição pública. Embora os controlos de privacidade para menores tenham sido melhorados, muitos utilizadores não os configuram adequadamente.
Um risco grave é a exposição excessiva (oversharing): os menores gravam nos seus quartos (revelando a sua intimidade) ou com o uniforme da escola (revelando a sua localização), fornecendo informações valiosas aos assediadores.
Essa exposição pública torna a plataforma um ambiente de alto risco para o grooming.
Os predadores podem identificar facilmente menores vulneráveis através de hashta
quais sao os riscos do tiktok