Transcrição Utilização da tecnologia em função do objetivo
Os métodos de deteção de ADN, como a reação em cadeia da polimerase ou a PCR, podem não indicar a presença de proteínas alergénicas, pelo que um resultado negativo na PCR não garante a ausência de proteínas.
Por este motivo, é preferível a utilização de métodos de deteção de proteínas ou péptidos, embora a Diretiva Europeia 2007/68/CE estabeleça que todos os derivados de alergénios alimentares contidos no produto devem constar da rotulagem, sem distinção entre proteínas ou outros compostos, como metabolitos ou ADN.
Tecnologias recomendadas para aplicações típicas: Devido ao facto de ser uma técnica quantitativa, a análise por ensaio imunoenzimático (Elisa) é recomendada para a verificação de processos de limpeza ou para o teste de componentes ou produtos acabados.
Os dispositivos de fluxo lateral ou LFD podem ser utilizados no local para controlos de verificação de rotina da limpeza, mas devem ser confirmados regularmente por análise ELISA.
Se o resultado do método baseado em proteínas for ambíguo, o resultado obtido com o teste PCR pode ser utilizado como confirmação auxiliar. No entanto, dada a sensibilidade do teste PCR a certos alergénios, tal seria aceitável quando o resultado ELISA é superior a 10-20 mg/kg (ppm).
A utilização do teste PCR só é recomendada quando não se dispõe de outra tecnologia de deteção baseada em proteínas, como por exemplo para a deteção de frutos de casca rija que não sejam nozes, avelãs ou amêndoas ou para a deteção de aipo.
Os LFD devem ser utilizados no local, para inspecções de rotina de verificação da limpeza ou para testes com o objetivo de lançar um produto acabado.
A metodologia de espetrometria de massa (MS) não é uma técnica convencional e deve ser utilizada se os resultados obtidos com os métodos convencionais forem divergentes e for necessário um segundo teste de confirmação.
Métodos baseados na deteção de proteínas:
- As proteínas são o principal alvo de deteção, uma vez que a maioria dos alergénios alimentares enumerados no apêndice iii da Diretiva 2007/68/CE são proteínas, exceto o sulfito e o dióxido de enxofre.
Os métodos baseados na deteção de proteínas podem ser divididos em duas categorias.
Métodos imunológicos:
- Este tipo de método baseia-se em anticorpos. Um anticorpo, semelhante ao que provoca reacções alérgicas nos seres humanos, é utilizado para detetar as proteínas.
- Os métodos típicos são o ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) e os dispositivos de fluxo lateral (LFD) conhecidos como tiras de teste.
utilizacao tecnologia funcao objetivo