Transcrição Medidas para manter os níveis necessários de aprovisionamento
Para evitar rupturas de stock, sempre que possível, o inventário dos produtos deve ser mantido atualizado.
A capacidade de fornecimento dos fornecedores deve ser avaliada e, por conseguinte, a quantidade de produtos deve ser aumentada para substituir os que estão próximos do esgotamento ou já esgotados.
É necessário persuadir os clientes a não comprarem produtos em excesso. Se houver um risco de rutura de stock de produtos, as compras dos clientes podem ser limitadas a uma quantidade máxima de produtos.
Para evitar que os clientes pensem que existe uma escassez e comecem a fazer compras preventivas excessivas, é necessário que as prateleiras das lojas sejam reabastecidas rapidamente quando um produto está em rutura de stock.
A empresa deve fornecer o equipamento de proteção necessário, como luvas, géis desinfectantes, etc., aos trabalhadores próprios ou subcontratados que reabastecem as prateleiras.
Recomenda-se que as vendas sejam interrompidas num determinado momento do dia (de preferência ao meio-dia) para efetuar acções de manutenção, limpeza e reposição. Esta pausa também ajudará o pessoal a recuperar do esforço excessivo e do stress causados por esta situação específica.
Os consumidores devem ter conhecimento da hora de encerramento destas limpezas, pelo que devem ser informados atempadamente. É necessário evitar rupturas de stock nos pontos de venda, o que implica manter actualizados os inventários dos produtos e avaliar a capacidade de abastecimento dos fornecedores, de forma a conseguir uma rápida reposição dos produtos em rutura ou quase rutura de stock.
Os clientes devem ser aconselhados a não fazer compras excessivas de produtos, o que pode ser conseguido limitando o número máximo de artigos a comprar em caso de risco de rutura de stock ou reabastecendo rapidamente as prate
medidas para manter os niveis abastecimento necessarios