LOGIN

REGISTO
Buscador

Ensaio de imunoadsorção enzimática (ensaio elisa)

Selecionar língua :

Este vídeo só está disponível para os alunos que compraram o curso

Transcrição Ensaio de imunoadsorção enzimática (ensaio elisa)


A tecnologia ELISA provou ser uma das tecnologias mais bem sucedidas para a deteção de alergénios, devido à sua elevada sensibilidade e especificidade e aos seus baixos níveis de mg/kg para a deteção e quantificação de alergénios.

Isto faz com que seja um método simples, relativamente rápido, de alta qualidade e de elevado rendimento para a análise de deteção e quantificação de alergénios.

É uma das tecnologias mais amplamente utilizadas para detetar e quantificar substâncias alergénicas em produtos ou alimentos pelas agências oficiais de controlo alimentar e pela indústria alimentar nos seus laboratórios.

Até à data, os ensaios ELISA dispõem de 2 kits validados para matrizes específicas:

  • Amendoim, que pode estar presente em gelados, bolachas, chocolate, cereais, etc.
  • Este teste é efectuado sob a orientação da AOAC e do CCI da CE, PARK ET al 2005, POMS ET al 2005.
  • Avelãs que podem estar presentes em gelados, bolachas, chocolate, cereais, etc. Está sob a direção do Serviço Federal Alemão de Proteção do Consumidor e Segurança Alimentar (BVL).

No entanto, os laboratórios alimentares utilizam frequentemente muitos outros kits para análise. No entanto, deve notar-se que os testes ELISA têm algumas desvantagens, cada teste só pode detetar ou quantificar um único alergénio alvo.

Por outras palavras, o dispêndio de recursos é muito elevado para os alimentos que podem conter mais do que uma substância alergénica, porque teria de ser realizado um teste ELISA separado para a deteção de cada um dos alergénios presentes.

Além disso, muitas empresas oferecem kits de anticorpos com especificidades e sensibilidades ligeiramente diferentes para a deteção de um determinado alergénio, pelo que a realização de um ensaio ELISA com kits diferentes pode dar resultados divergentes.

Um exemplo disto é o teste para o glúten, em que os kits ELISA tendem geralmente a gerar resultados divergentes. Neste caso, a espetrometria de massa (MS) pode ser utilizada como um método alternativo para confirmar os resultado


ensaio imunoabsorcao enzimatica

Publicações Recentes de alergenios

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?