PorCursosOnline55
Origens e influências do coaching - coaching vida
O tema deste guia é fundamental para compreender os fundamentos da disciplina de coaching como profissão. Através de uma breve exploração das origens do coaching, poderemos identificar os elementos-chave que nos permitiram desenvolver uma visão mais ampla dos campos de aplicação do coaching e da preparação que um coach deve possuir para oferecer os seus serviços de forma eficaz.
O coaching é uma disciplina que se desenvolveu ao longo de muitos anos desde os seus primórdios. Tentar cobrir todas as escolas metodológicas que surgiram neste domínio seria uma tarefa extremamente complexa. No entanto, procuraremos destacar os aspectos mais básicos que nos permitem compreender, de uma forma geral, as influências mais significativas desta importante profissão.
As origens do coaching remontam às análises efectuadas por várias escolas filosóficas da Antiguidade, que começaram a apreciar e a discutir os elementos essenciais que envolviam a figura do conselheiro ou do orientador. O conselheiro fornecia conhecimentos em diferentes domínios para orientar as pessoas que enfrentavam problemas. O papel do coach nessa época era claramente diferente do atual, e as barreiras de acesso à profissão exigiam uma formação excecional, limitada aos membros da alta sociedade.
Atualmente, o termo "coach" está mais associado à figura de um formador do que à de um conselheiro. O seu nome foi importado dos Estados Unidos, nomeadamente da indústria desportiva, onde um coach é, na realidade, um treinador.
Como já foi referido, as influências sobre a profissão de treinador provêm principalmente do sector desportivo dos Estados Unidos. No entanto, antes de profissões como a de "life coach" se tornarem geralmente aceites, houve uma figura que desempenhou um papel importante: o "business coach". Esta foi talvez a primeira adaptação do coach desportivo respeitada e amplamente aceite no sector empresarial.
O business coach tornou-se uma figura essencial, sobretudo para os empresários principiantes que necessitam da orientação de profissionais mais experientes no difícil caminho do empreendedorismo. Os paralegais ou consultores jurídicos também registaram um aumento da procura, tal como os business coaches, que conseguiram gerar rendimentos e estabelecer um negócio em torno dos seus conhecimentos e experiência em temas específicos.
O coaching continua a evoluir e é provável que o futuro da profissão de coaching seja muito mais risonho do que é atualmente. Atualmente, é possível oferecer serviços de coaching em quase todas as áreas, desde que haja um mercado disposto a pagar por esses serviços e profissionais dispostos a utilizar os seus conhecimentos em benefício dos outros.
O sistema educativo moderno está a tornar-se cada vez mais obsoleto. Continuamos a formar especialistas em várias áreas que têm de enfrentar um mercado de trabalho que ultrapassa em muito os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula. O coaching, por si só, é uma abordagem que sabe ligar a teoria e a prática, fundindo-as numa realidade que se centra na resolução de problemas concretos que só podem ser abordados a partir da experiência.
Com o passar dos anos, continuaremos a assistir à aceitação de novos sectores no âmbito do coaching, que surgirão no contexto da especialização e da identificação dos problemas que afectam o mercado de trabalho.