PorCursosOnline55
Medo da rejeição: como superá-lo com sucesso - coaching vida
Quando o nosso produto ou serviço está prestes a ser lançado no mercado, é normal sentirmos medo da rejeição ou medo de não recebermos a aceitação esperada. Este sentimento é completamente natural, mas temos de aprender a geri-lo de forma inteligente para que não interfira com o desenvolvimento do nosso negócio. A rejeição é uma possibilidade real: nem toda a gente tem os mesmos gostos e valorizará o nosso trabalho da mesma forma.
Não há necessidade de se concentrar em agradar a todos. Concentre-se nos gostos particulares do seu nicho de mercado e recolha apenas as opiniões que serão úteis para melhorar o seu negócio. A crítica estará sempre presente, independentemente da qualidade do seu trabalho. Aprenda a lidar com a rejeição e ela deixará de ser um obstáculo para o seu negócio. Neste guia, vamos falar sobre o medo da rejeição e como aprender a geri-lo para que não afecte os seus processos empresariais.
Não deve tentar criar produtos ou serviços que satisfaçam toda a gente. Por muito grande que seja o seu mercado, ele estará sempre limitado a pessoas que partilham necessidades semelhantes e procuram soluções que correspondam ao que a sua empresa oferece. Tentar agradar a toda a gente irá provavelmente impedi-lo de especializar a sua clientela ou de a tornar fiel à sua empresa.
O que para uns é um excelente produto, para outros pode ser uma má opção. Factores como a qualidade, o preço e as percepções pessoais influenciam estas opiniões. Da mesma forma que se desfaz de produtos que não correspondem às suas expectativas, outros podem fazer o mesmo com a sua empresa, o que não significa que o seu produto ou serviço seja de má qualidade.
A sua prioridade deve ser identificar o seu potencial cliente e responder aos seus gostos. O seu potencial cliente é aquele para quem o seu produto ou serviço foi especificamente concebido. É neste grupo que deve concentrar os seus esforços e não em tentar satisfazer todo o mercado, onde pode receber feedback negativo de pessoas que nunca interagiram com a sua empresa.
Embora as críticas gerais sejam importantes, é crucial discernir entre as que acrescentam valor e as que provêm de sectores que não representam a sua clientela. Aprenda a concentrar-se naqueles cuja opinião realmente afecta o seu negócio.
Aceite que, independentemente do que faça, receberá sempre críticas, mesmo que o seu produto ou serviço seja da mais alta qualidade. Nenhuma empresa, nem mesmo a mais bem sucedida do mundo, escapa às críticas.
É preciso aprender a aceitar este facto, pois a exposição ao público significa receber opiniões de diferentes grupos que não partilham os seus gostos ou valores. Se permitir que todas as críticas influenciem a sua forma de trabalhar, nunca conseguirá criar um nicho no mercado. Apesar dos seus melhores esforços, não conseguirá agradar a toda a gente, e isso não é problema.