PorCursosOnline55
Gerir positivamente a sua auto-perceção - coaching vida
A forma como nos vemos e avaliamos reflecte a nossa autoestima e auto-perceção. Por um lado, ser autocrítico é útil para identificar áreas em que precisamos de nos concentrar para o nosso crescimento pessoal. No entanto, é essencial que esta autocrítica seja feita de uma forma positiva e construtiva, uma vez que o nosso objetivo não é sentirmo-nos mal, mas sim compreender melhor a nossa personalidade e a forma como nos relacionamos com o nosso ambiente.
Ao longo deste guia, iremos discutir a questão da auto-perceção e a importância de a praticarmos de um ponto de vista positivo.
O auto-conceito refere-se simplesmente à forma como nos vemos a nós próprios, ou seja, o juízo que temos sobre a nossa personalidade, as nossas aptidões, pontos fortes e fracos. Da mesma forma que somos capazes de formar opiniões sobre outras pessoas e formar uma imagem das suas caraterísticas mais notáveis ou traços de personalidade, também fazemos o mesmo connosco, com base naquilo que apreciamos e acreditamos que somos.
A auto-perceção nem sempre está alinhada com a realidade, e a dificuldade de nos percepcionarmos a nós próprios pode ser enviesada por muitos factores, onde intervêm naturalmente a autoestima, o grupo social em que nos encontramos, o nosso estado de espírito, entre outros factores. O mesmo acontece quando formamos uma imagem de outra pessoa, essa imagem é formada com base nas nossas experiências pessoais no intercâmbio com essa pessoa, mas isso não significa que a imagem que temos seja a mais exacta da realidade ou a que a maioria das pessoas tem.
Quando promovemos uma auto-perceção positiva, chamamos a atenção para a necessidade de manter um estado de espírito adequado, em equilíbrio com a forma como nos julgamos a nós próprios e de nos esforçarmos por superar as nossas fraquezas. A auto-perceção deve ser feita para fins cognitivos, procuramos saber mais sobre nós próprios e aprender a conhecer-nos para trabalhar no desenvolvimento das nossas capacidades.
No entanto, não devemos ter sentimentos negativos em relação a nós próprios ou cair num estado de ansiedade ou frustração devido à situação em que nos encontramos no momento. Não se esqueça de que estar concentrado no auto-aperfeiçoamento é uma razão muito importante para se sentir bem consigo mesmo, a maioria das pessoas nem sequer pensa em como pode construir uma versão melhor do que é atualmente.
Como já foi referido, a auto-perceção é uma ferramenta valiosa para adquirir conhecimento, não para nos julgarmos ou repreendermos pelos erros que cometemos. Através da auto-perceção, procuramos saber mais sobre nós próprios, para formar uma imagem abrangente de cada um dos nossos traços de personalidade, como se estivéssemos a observar outra pessoa a interagir connosco.
Todos os dias, as pessoas com quem interagimos têm uma perceção de quem somos, o problema é que, devido à educação e ao senso comum, não nos dirão honestamente como nos apreciam e o que pensam de nós, por isso, saber percebermo-nos a partir de uma visão o mais neutra possível, será útil para sabermos mais sobre nós próprios e compreendermos o impacto que causamos com as nossas acções naqueles com quem interagimos no nosso dia a dia.