PorCursosOnline55
Efeitos da atividade profissional na vida pessoal - coaching vida
Quando somos encorajados a iniciar um negócio, muitas emoções entram em jogo. Começamos a considerar aspectos relacionados com as finanças, o mercado e a nossa capacidade de enfrentar os desafios que nos esperam. No entanto, há um fator que muitas vezes não é tido em conta até termos de lidar com ele: o impacto que a nossa empresa terá na nossa vida pessoal. Aqueles que têm experiência anterior na criação de empresas serão mais capazes de prever o que vai acontecer, mas os empreendedores de primeira viagem sofrem frequentemente as maiores consequências de uma má preparação.
Neste guia, abordaremos alguns pontos-chave sobre o impacto que a criação de uma nova empresa pode ter na sua vida pessoal. Centrar-nos-emos em três aspectos principais que deve considerar antecipadamente.
A diferença entre ser o seu próprio patrão e trabalhar para outra pessoa, em termos de horário de trabalho, é que deixará de haver um horário de trabalho definido. Em princípio, isto pode parecer positivo, mas em poucas semanas pode funcionar contra si se não tiver a disciplina necessária. A maior parte dos empresários que iniciam uma atividade pela primeira vez enfrentam o desafio de exigir muito de si próprios. Já não haverá um chefe para marcar a hora de entrada e de saída, pelo que a sua produtividade dependerá da sua capacidade de se regular e disciplinar.
No início, é comum que aconteçam coisas como trabalhar aos fins-de-semana, horários não convencionais, noites tardias ou madrugadas. Ajustar o ritmo de trabalho e alcançar o equilíbrio certo entre trabalho e descanso leva tempo. Compreender que o facto de não trabalhar para outra pessoa não é uma desculpa para trabalhar fora de horas. Ter um horário de trabalho e cumpri-lo é um sinal de respeito e disciplina para com a sua empresa.
Se compreende as noções básicas de finanças, saberá que nem tudo o que ganha com a sua empresa é o seu salário. Gerir os números com competência ou ter pessoas formadas nesta área será essencial para gerar um fluxo de caixa que lhe permita receber a sua parte sem afetar o crescimento da empresa. Qualquer empresa, por mais pequena que seja, requer um investimento constante. É preciso projetar o futuro e ser coerente com essa projeção. O seu salário, no início, deve ser o mais baixo possível, para que a sua nova empresa tenha o capital necessário para crescer.
Quando a sua empresa começar a crescer, vai precisar de contratar empregados. Entrevistar ou confiar em estranhos para lidar com responsabilidades pode ser stressante. Por esta razão, muitos empresários optam por contratar membros da família para preencher os novos postos de trabalho que são criados.
Não é tão simples como dizer que é bom ou mau. Ter familiares na sua empresa pode ser positivo se estes forem qualificados para ocupar os cargos. O problema surge quando, por querer ajudar um familiar, se acaba por contratar alguém que não está preparado ou que não é o candidato ideal. Além disso, as relações de trabalho podem ser afectadas pelos laços familiares. A recomendação é avaliar cuidadosamente antes de contratar um familiar, marcando sempre as diferenças entre a vida profissional e pessoal.