LOGIN

REGISTO
Buscador

Evite comparações: concentre-se no seu próprio percurso - coaching vida

cursosonline55.com

PorCursosOnline55

2025-01-31
Evite comparações: concentre-se no seu próprio percurso - coaching vida


Evite comparações: concentre-se no seu próprio percurso - coaching vida

Um dos aspectos que mais pode pressionar os empresários em início de atividade é a tendência para se compararem constantemente com a concorrência ou com outros empresários. Estas comparações não só não são saudáveis, como também são injustas. As circunstâncias em que cada empresa se desenvolve são completamente diferentes, pelo que deve evitar comparações e concentrar-se nos seus próprios resultados e acções. Os seus indicadores de sucesso não são definidos pelas realizações dos seus concorrentes, mas pelo seu desempenho pessoal, pela gestão da sua empresa e pelas condições específicas que influenciam o seu progresso.

Neste guia, discutiremos a importância de evitar comparações e a forma como a concentração nos seus próprios progressos e resultados é essencial para o crescimento da empresa.

As comparações não são justas

A primeira razão pela qual se deve evitar fazer comparações com outras empresas é o facto de as comparações serem injustas. Todas as empresas cresceram em circunstâncias únicas, influenciadas por factores como o momento do mercado, o apoio recebido e até circunstâncias aleatórias como a sorte. Comparar a sua empresa com outra pode fazer com que perca a perspetiva do que já alcançou. Se verificar que os resultados da sua empresa não são iguais ou superiores aos da empresa com a qual se está a comparar, pode sentir-se frustrado ou desanimado, sem conhecer as verdadeiras condições que levaram ao sucesso dessa empresa.

Mesmo que ambas as empresas estejam no mesmo sector ou mercado, há factores que não podem ser medidos ou comparados diretamente. Por isso, o mais inteligente a fazer é medir o seu progresso com base nos seus resultados pessoais.

Preste atenção ao seu progresso pessoal

A melhor forma de medir o progresso da sua empresa é analisar os seus próprios resultados. Acompanhar as suas estatísticas e a evolução da sua empresa é a forma mais eficaz de saber se está a fazer progressos. Não deve ser afetado se os seus concorrentes tiverem um desempenho melhor, desde que a sua empresa esteja a melhorar. O que os seus concorrentes estão a fazer não deve influenciar negativamente a sua perceção de sucesso.

O estudo da concorrência como estratégia é válido e necessário. As grandes empresas estudam os seus concorrentes para descobrir a quota de mercado que conquistaram e planeiam estratégias que as ajudem a destacar-se. No entanto, o problema surge quando se toma estes estudos como a única medida do seu próprio desenvolvimento. Desde que estude a concorrência sem perder de vista os seus próprios resultados e objectivos, está a agir com sensatez.

Estudar a concorrência

Estudar a concorrência e comparar-se com a concorrência são duas coisas muito diferentes. Quando analisa a concorrência, está a fazê-lo para obter informações úteis para a sua própria empresa. Isto permite-lhe planear as suas estratégias com o objetivo de obter uma vantagem no mercado.

Estudar a concorrência também ajuda a identificar os erros e os sucessos que outras empresas cometeram, que podem ser úteis para evitar ou replicar na sua própria atividade. Aprender com a concorrência, e até imitar alguns dos seus processos, não é mau, desde que se mantenha a distância certa para não cair na armadilha de pensar que partilham as mesmas condições. O importante é que compreenda que, embora possam realizar acções semelhantes, os resultados não serão necessariamente os mesmos.

Publicações recentes