PorCursosOnline55
Desvantagens de adotar uma atitude reactiva - coaching vida
A forma como lidamos com as dificuldades e como lidamos com as nossas emoções define muito do tipo de pessoa que somos. Geralmente, falamos de atitudes proactivas e reactivas. As pessoas proactivas são mais eficientes na resolução de problemas e tendem a enfrentar as dificuldades de forma estratégica, não param perante as adversidades e não deixam que o seu humor baixe perante as dificuldades.
A atitude reactiva é o completo oposto da atitude proactiva. As pessoas com uma atitude reactiva não são capazes de se adaptar facilmente à mudança, tendem a julgar os outros pelos seus próprios problemas e têm um estado de espírito instável que não lhes permite ser coerentes nas suas acções.
Ao longo deste guia, abordaremos algumas das desvantagens mais significativas da atitude reactiva e as desvantagens significativas de manter uma atitude reactiva face às circunstâncias complexas com que temos de lidar.
As pessoas com uma atitude reactiva têm frequentemente dificuldade em controlar as suas emoções em momentos de dificuldade. Isto torna mais difícil a elaboração de estratégias rápidas sem que as nossas emoções perturbem o nosso pensamento. Os problemas de gestão das emoções têm origem no lado irracional do nosso cérebro, que provoca uma série de preconceitos que não nos permitem discernir claramente entre o que é verdadeiramente importante e o que não é.
A atitude reactiva é guiada por pensamentos conformistas, negativos e derrotistas, que travam os nossos impulsos de ação na crença de que as coisas se vão resolver sem que tenhamos de fazer nada. Dito isto, a pessoa reactiva fica de braços cruzados à espera que os problemas desapareçam, não se envolvendo na sua resolução nem tomando medidas para evitar danos maiores.
Outra grande desvantagem da atitude reactiva é a inconsistência e a incoerência na tomada de decisões. Uma vez que as pessoas reactivas não costumam agir de acordo com estratégias planeadas, mas são motivadas pelos sentimentos que têm no momento, é comum ver como este tipo de pessoa não consegue concretizar as suas acções ou manter uma linha de ação coerente.
As pessoas com esta atitude mudam de opinião com muita facilidade e não se dão ao trabalho de verificar se uma ideia é boa ou má, consoante o estado de espírito em que se encontram, podem estar mais ou menos dispostas a agir. Esta série de elementos não ajuda a formular respostas sérias às dificuldades, pois a instabilidade constante do seu pensamento torna impossível medir os resultados a longo prazo.
Uma terceira desvantagem das pessoas com uma atitude reactiva é o facto de serem extremamente influenciadas pelo ambiente que as rodeia. A falta de julgamento próprio e de visão individual dos problemas leva-as a tomar decisões com base na perspetiva das pessoas de fora. A atitude reactiva leva a que não queiram pensar em soluções, pelo que a forma mais fácil é guiarem-se pelo que os outros querem e não pelo que nós queremos.
A atitude reactiva leva-nos a mudar rapidamente de decisões, tudo dependendo da pessoa com quem falamos ou da recomendação que nos é feita no momento. Não temos tempo para parar e analisar de onde vêm as propostas que nos chegam, qualquer solução parece válida desde que não tenhamos de estar ativamente envolvidos nela.