PorCursosOnline55
Descobrir quem realmente é - coaching vida
Um dos processos de aprendizagem mais importantes que todas as pessoas têm de passar durante o seu desenvolvimento pessoal é o de se conhecerem a si próprias. Quando somos capazes de refletir sobre a forma como nos projectamos na sociedade e sobre a imagem que aqueles que interagem connosco têm de nós, podemos compreender mais profundamente quais são as caraterísticas e os traços distintivos da nossa personalidade que se destacam. Conhecermo-nos a nós próprios pode ser muito mais complexo do que parece, este ato requer um grande esforço e distanciamento emocional para percebermos a realidade da forma menos tendenciosa possível.
Neste guia, abordaremos alguns pontos-chave sobre a importância de nos conhecermos a nós próprios, de modo a identificarmos os nossos defeitos e pontos fortes e, assim, construirmos uma melhor versão de nós próprios.
Uma forma eficaz de começar a conhecer-se melhor é trabalhar na identificação de padrões de comportamento. Os padrões de comportamento são acções repetitivas que tendemos a realizar sempre que somos confrontados com situações semelhantes. Se formos capazes de identificar estes padrões, poderemos prever a nossa reação em determinadas circunstâncias, o que nos permitirá moldar o nosso comportamento e agir de forma coerente com os nossos interesses pessoais.
Observar estes padrões é fácil se prestarmos atenção ao nosso comportamento quotidiano. Praticar a auto-perceção, ou seja, observarmo-nos a nós próprios, é fundamental. Por exemplo, se notar que trata mal as pessoas quando não dormiu bem, pode estar a reconhecer um padrão de comportamento. Este tipo de informação dar-lhe-á uma vantagem para melhorar nestes domínios, pois poderá controlar e antecipar certos comportamentos graças a um maior conhecimento de si próprio.
O conhecimento de si próprio permitir-lhe-á prever reacções e comportamentos em determinadas circunstâncias. Ao ter consciência disso, poderá evitar cometer erros que antes não conseguia associar à forma como interage em determinadas situações.
Se sabe que é propenso a tomar más decisões em determinadas alturas, que tem dificuldade em manter a calma em situações específicas ou que raciocina melhor quando comeu, poderá mostrar um lado mais eficaz da sua personalidade e realçar os aspectos que quer que os outros percebam sobre si. Desta forma, também evitará agir em alturas em que é mais provável que cometa erros.
À medida que pratica a auto-perceção e desenvolve uma maior consciência de si próprio, é provável que identifique áreas de fraqueza que afectam o seu desenvolvimento pessoal. Não só será capaz de reconhecer estas áreas com exatidão, como também, com o devido esforço e empenho, será capaz de as trabalhar para melhorar e evitar que interfiram no seu progresso. Trabalhar para melhorar os seus pontos fracos permitir-lhe-á ter um melhor desempenho em momentos-chave.
Conhecer-se a si próprio é a ferramenta mais poderosa para o auto-aperfeiçoamento. Aproveite esta informação para melhorar os aspectos necessários e alcançar a sua melhor versão de si mesmo.