Transcrição Responsabilidade e maturidade
A definição de maturidade: viver na fé vs. viver no medo
A maturidade não é definida pela idade, mas pela atitude perante a vida. Uma pessoa imatura vive governada pelo medo, antecipando o pior resultado possível e buscando segurança a todo o custo.
Em contraste, uma pessoa madura vive na fé (entendida como ação e confiança), esperando o melhor resultado possível e assumindo riscos calculados.
A maturidade implica avançar em direção ao crescimento e à expansão, enquanto a imaturidade busca a contração e a proteção excessiva.
O poder da responsabilidade radical
Existe uma relação direta: Poder = Responsabilidade.
Quem não assume a responsabilidade por suas ações, emoções e resultados, cede seu poder às circunstâncias ou a outras pessoas, colocando-se no papel de vítima.
Ao assumir 100% da responsabilidade ("eu sou o dono das minhas decisões e reações"), a pessoa recupera a capacidade de mudar a sua vida.
Não se trata de se culpar, mas de se reconhecer como o agente causal da sua própria existência.
Dinâmicas de dependência e independência
Nas relações e no desenvolvimento pessoal, deve-se passar da dependência (procurar que outros resolvam os meus problemas) para a independência (capacidade de autogestão) e, finalmente, para a interdependência (colaboração saudável).
As decisões imaturas buscam satisfação imediata e culpam os outros se falham; as decisões maduras aceitam o sacrifício presente por um bem futuro e assumem as consequências, sejam elas boas ou ruins.
Resumo
A maturidade é definida pela atitude perante a vida, não pela idad
responsabilidade e maturidade