Transcrição Segurança interna e externa do edifício
A Fragilidade da Segurança Externa
Quando nos agarramos a uma fonte externa na nossa busca de segurança, como um relacionamento ou um emprego, expomo-nos a um risco muito grande.
Se essa pessoa que nos apoia nos abandona ou morre, todo o nosso mundo pode desmoronar-se, deixando-nos com um nível de stress verdadeiramente impressionante.
A segurança que dependia de algo ou alguém externo desaparece completamente, e ficamos sem saber o que fazer connosco próprios, completamente perdidos e desorientados.
Da mesma forma, se o emprego que nos dá estabilidade financeira desaparece amanhã, isso não significa necessariamente o fim das nossas vidas se não dependermos dele.
Agarrarmo-nos a fontes externas é uma estratégia muito arriscada, pois estas podem mudar ou desaparecer a qualquer momento, deixando-nos numa posição de extrema vulnerabilidade e medo.
O Caminho para a Segurança Interna: Autoconhecimento
A verdadeira solução para esta vulnerabilidade é satisfazer a nossa necessidade de segurança a partir fora, através de um profundo processo de desenvolvimento e autoconhecimento.
Este caminho envolve começar a descobrir quem realmente somos e que capacidades, competências, talentos e inteligência realmente possuímos.
A segurança interior nasce quando se tem a certeza genuína de quem se é e se reconhece que se tem coisas boas dentro de nós, sem precisar de validação externa.
Este é o tipo de segurança que procuramos satisfazer a longo prazo, uma que não depende de circunstâncias mutáveis, mas da nossa própria e sólida força interior.
Os Frutos da Força Interior
Quando tem a certeza das suas próprias capacidades, já não precisa de procurar desesperadamente a segurança à sua volta, porque é capaz de a gerar para si em qualquer situação.
Pode ter um parceiro e caminhar juntos, mas se essa pessoa se for embora, é capaz de continuar de pé sobre os seus próprios pés sem desabar.
Não precisa de se apoiar em ninguém ou em nada externo para manter o equilíbrio, uma vez que o seu apoio vem da sua própria estrutura bem construída.
interior.
Se perder o emprego, não entre em pânico, porque sabe que pode procurar outra opção, inventar um novo negócio ou criar mil coisas diferentes graças à sua engenhosidade.
Há uma grande diferença entre depender dos outros e confiar em si mesmo, e é essa confiança que nos permite navegar pela vida com muito menos ansiedade.
Um aviso final: o perigo da zona de conforto
Devemos ter muito cuidado, porque, por vezes, na nossa busca intensa por nos sentirmos seguros,Podemos acabar presos permanentemente na nossa zona de conforto.
Se permanecermos presos nesta zona de segurança para evitar qualquer tipo de risco, não seremos capazes de nos sentir livres ou agir de forma completamente autêntica.
Não se pode ter ao mesmo tempo a segurança baseada no medo da mudança e a liberdade de ser quem realmente se é, pois são dois estados completamente incompatíveis.
Agarrar-se a uma falsa segurança externa significa muitas vezes sacrificar outros valores fundamentais, como a liberdade ou a autenticidade, o que, a longo prazo, também gera stress.
seguranca interna vs externa do edificio