Transcrição O conceito de limites como linhas de propriedade
Limites como prática de autocuidado
Uma das práticas mais importantes para nutrir as nossas relações é aprender a estabelecer limites claros com as pessoas que nos rodeiam.
As boas relações não exigem apenas que tenhamos empatia e cuidado com os outros, mas também que aprendamos a cuidar de nós próprios.
Por vezes, precisamos de nos proteger dos outros, não porque sejam más pessoas, mas porque precisamos de abrir espaço para as nossas próprias necessidades.
Estas necessidades pessoais nem sempre coincidem com as dos outros, e é por isso que os limites são tão importantes para manter o equilíbrio.
Estabelecer um limite é um ato de amor-próprio que nos permite preservar a nossa energia e paz de espírito no meio de interações humanas complexas.
A metáfora da linha de propriedade
Uma forma muito útil de pensar sobre os limites, que são uma prática muito saudável, é vê-los como uma linha de propriedade. propriedade.
Estas linhas de propriedade imaginárias definem claramente onde uma pessoa termina e outra começa, estabelecendo o espaço pessoal.
Como uma cerca no mundo físico, estes limites psicológicos ajudam-nos a visualizar o que nos pertence e o que pertence a outra pessoa.
Este conceito encoraja-nos a dizer às pessoas para ficarem do seu lado da cerca, que representa a sua área de responsabilidade.
A metáfora da linha de propriedade dá-nos uma imagem concreta e fácil de entender para que possamos aplicar este conceito abstrato nossa vida diária.
A Função Primária: Definir Responsabilidade
A função primordial de um limite saudável é ajudar-nos a saber com absoluta certeza pelo que somos responsáveis e pelo que não somos.
O nosso lado da cerca contém tudo aquilo pelo qual somos responsáveis, como os nossos próprios pensamentos, sentimentos e ações.
Da mesma forma, o lado da cerca da outra pessoa contém tudo aquilo pelo qual ela é responsável e sobre o qual não controlo.
Ao ter esta distinção tão clara, evitamos cair na armadilha de assumir responsabilidades que não nos correspondem, o que reduz drasticamente o nosso nível de stress.
A Imp
o conceito de limites como linhas de propriedade