LOGIN

REGISTO
Buscador

A relação atitude-comportamento: fatores influenciadores

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição A relação atitude-comportamento: fatores influenciadores


Uma das questões fundamentais no estudo das atitudes é até que ponto estas predizem o comportamento real.

Embora intuitivamente esperemos que as nossas atitudes orientem as nossas ações, a investigação mostra que a relação entre as duas nem sempre é direta ou forte, sendo influenciada por uma variedade de fatores.

Consistência atitude-comportamento: nem sempre um elo forte

Estudos clássicos, como o de LaPiere na década de 1930, já destacavam as potenciais discrepâncias entre as atitudes expressas e o comportamento observado.

LaPiere viajou pelos Estados Unidos com um casal chinês e, apesar do forte preconceito antichinês da época, foram recusados ​​em apenas um estabelecimento entre mais de 250 que visitaram.

No entanto, quando escreveu posteriormente para esses mesmos estabelecimentos perguntando se aceitariam clientes chineses, 90% responderam que não.

Este estudo, embora com limitações metodológicas, ilustrou que as atitudes declaradas nem sempre se traduzem em comportamentos consistentes.

Fatores que aumentam a consistência

A força da relação atitude-comportamento depende de vários fatores:

  • Força da atitude:Atitudes fortes — isto é, aquelas que são importantes para a pessoa, bem fundamentadas, formadas por meio da experiência direta e facilmente acessíveis à mente — têm maior probabilidade de prever o comportamento.
  • Especificidade: A consistência é maior quando a atitude medida é específica para o comportamento em causa, em vez de ser uma atitude geral. Por exemplo, uma atitude específica em relação a "usar cinto de segurança nos próximos dois meses" irá prever melhor o comportamento em relação ao cinto de segurança do que uma atitude geral em relação à "segurança rodoviária".
  • Autoconsciência: Quando as pessoas estão mais conscientes de si próprias e das suas próprias atitudes (por exemplo, olhando para o espelho), são mais propensas a agir de forma consistente com elas.
  • Pressão Situacional e Normas Sociais: As normas sociais e as pressões situacionais podem influenciar fortemente o comportamento, levando por vezes as pessoas a agir de forma contrária às suas atitudes pessoais. Se a situação exercer uma forte pressão para se comportar de determinada forma, a influência da atitude individual pode ser diminuída.

Modelos Teóricos de Vinculação

Compreender quando e como as atitudes influenciam o comportamento é crucial para a psicologia social.Uma vez que muitas intervenções sociais se baseiam na ideia de que as mudanças de atitudes podem levar a mudanças de comportamento.

Modelos teóricos posteriores, como a Teoria da Acção Raciocinada e a Teoria da Acção Planificada, tentaram explicar mais precisamente os factores que medeiam esta relação.


o link fatores de influencia atitude comportamento

Publicações Recentes de psicologia social

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?