LOGIN

REGISTO
Buscador

O efeito da primazia na formação de impressões

Selecionar língua :

Inicie sessão para que o seu progresso seja registado. Sem iniciar sessão, poderá ver o vídeo, mas o seu progresso no curso não será aumentado

Transcrição O efeito da primazia na formação de impressões


Formar impressões sobre os outros é um processo rápido e frequentemente automático, em que as primeiras informações que recebemos sobre uma pessoa tendem a ter um impacto desproporcional na nossa percepção geral da mesma.

Este fenómeno é conhecido como o efeito da primazia.

A Influência das Primeiras Informações

O efeito da primazia descreve como as primeiras características ou traços que aprendemos sobre alguém actuam como uma âncora ou filtro através do qual interpretamos a informação subsequente.

Uma vez formada uma impressão inicial, tende a ser resistente à mudança, mesmo que a informação subsequente a contradiga.

Por exemplo, se ao conhecer alguém, as primeiras palavras que ouvimos para o descrever são "inteligente, trabalhador e crítico", provavelmente formaremos uma impressão geral mais positiva do que se as primeiras palavras fossem "crítico, trabalhador e inteligente", mesmo que o conjunto de traços seja o mesmo.

As primeiras palavras colorem a nossa interpretação do que seguimos.

Subjacente Mecanismos

Existem várias razões pelas quais as informações iniciais têm tanto peso:

  • Atenção diminuída:Podemos prestar menos atenção às informações que chegam depois de termos formado uma impressão inicial, já que a nossa mente procura coerência e, uma vez que temos um esboço básico, as novas informações são processadas com menos detalhe.
  • Interpretação tendenciosa:Os primeiros traços que experienciamos podem influenciar o significado que atribuímos aos traços posteriores. Se a primeira impressão for positiva, podemos interpretar características ambíguas de forma mais favorável, e vice-versa.

O Papel dos Objetivos do Perceptor

No entanto, o efeito da primazia pode ser moderado se o perceptor tiver uma motivação específica para formar uma impressão precisa.

Se formos avisados ​​​​para não sermos influenciados pelas primeiras impressões ou se tivermos um motivo importante para avaliar alguém cuidadosamente (por exemplo, em uma entrevista de emprego), podemos estar mais propensos a prestar atenção a toda a informação disponível e a ajustar as nossas impressões iniciais.

No entanto, nas interações quotidianas, onde operamos frequentemente com menos esforço cognitivo, o efeito da primazia geralmente domina.

Implicações Práticas

Compreender o efeito da primazia é importante porque realça a importância das primeiras impressões nas interações sociais.

Isto também nos alerta para a necessidade de estarmos conscientes deste enviesamento para não fazermos julgamentos precipitados e estarmos abertos a rever as nossas perceções dos outros à medida que aprendemos mais.


o efeito de primazia na formacao de impressoes

Publicações Recentes de psicologia social

Existem erros ou melhorias?

Onde está o erro?

Qual é o erro?