Transcrição O efeito da primazia na formação de impressões
Formar impressões sobre os outros é um processo rápido e frequentemente automático, em que as primeiras informações que recebemos sobre uma pessoa tendem a ter um impacto desproporcional na nossa percepção geral da mesma.
Este fenómeno é conhecido como o efeito da primazia.
A Influência das Primeiras Informações
O efeito da primazia descreve como as primeiras características ou traços que aprendemos sobre alguém actuam como uma âncora ou filtro através do qual interpretamos a informação subsequente.
Uma vez formada uma impressão inicial, tende a ser resistente à mudança, mesmo que a informação subsequente a contradiga.
Por exemplo, se ao conhecer alguém, as primeiras palavras que ouvimos para o descrever são "inteligente, trabalhador e crítico", provavelmente formaremos uma impressão geral mais positiva do que se as primeiras palavras fossem "crítico, trabalhador e inteligente", mesmo que o conjunto de traços seja o mesmo.
As primeiras palavras colorem a nossa interpretação do que seguimos.
Subjacente Mecanismos
Existem várias razões pelas quais as informações iniciais têm tanto peso:
- Atenção diminuída:Podemos prestar menos atenção às informações que chegam depois de termos formado uma impressão inicial, já que a nossa mente procura coerência e, uma vez que temos um esboço básico, as novas informações são processadas com menos detalhe.
- Interpretação tendenciosa:Os primeiros traços que experienciamos podem influenciar o significado que atribuímos aos traços posteriores. Se a primeira impressão for positiva, podemos interpretar características ambíguas de forma mais favorável, e vice-versa.
O Papel dos Objetivos do Perceptor
No entanto, o efeito da primazia pode ser moderado se o perceptor tiver uma motivação específica para formar uma impressão precisa.
Se formos avisados para não sermos influenciados pelas primeiras impressões ou se tivermos um motivo importante para avaliar alguém cuidadosamente (por exemplo, em uma entrevista de emprego), podemos estar mais propensos a prestar atenção a toda a informação disponível e a ajustar as nossas impressões iniciais.
No entanto, nas interações quotidianas, onde operamos frequentemente com menos esforço cognitivo, o efeito da primazia geralmente domina.
Implicações Práticas
Compreender o efeito da primazia é importante porque realça a importância das primeiras impressões nas interações sociais.
Isto também nos alerta para a necessidade de estarmos conscientes deste enviesamento para não fazermos julgamentos precipitados e estarmos abertos a rever as nossas perceções dos outros à medida que aprendemos mais.
o efeito de primazia na formacao de impressoes